MALDADE
“É um absurdo o que estão fazendo!”: Delegada se revolta ao fechar canil clandestino; Vídeo
Patrícia Neves
A secretária de Ordem Pública de Cuiabá, delegada Juliana Chiquito Palhares, demonstrou indignação ao coordenar, na última terça-feira (15), a interdição de um canil clandestino localizado no bairro do Porto, na capital.
Durante a ação, a equipe encontrou animais de raças como pinscher e spitz alemão, além de criação irregular de hamsters, todos mantidos em condições inadequadas e sem autorização legal. Segundo a secretária, houve grande dificuldade de acesso ao local, o que agravou a situação.
“Viemos verificar uma denúncia sobre um canil clandestino e encontramos uma situação absurda. Além da criação irregular de cães, flagramos também animais silvestres como hamsters sendo mantidos sem autorização. É uma situação muito triste. É um absurdo esse comércio de vidas”, relatou Juliana em vídeo na rede social.
Ela ainda fez um apelo à população para que denuncie esse tipo de prática e confie nas autoridades municipais: “Fica o nosso apelo: confiem na Prefeitura. Estamos atuando com firmeza para coibir esse tipo de crime e proteger os animais.”
No canil clandestino onde foram encontrados mais de 70 cães de raça, além de um criadouro irregular de hamsters. A operação foi desencadeada após denúncias recebidas pelos canais oficiais da BEA e da SORP. O responsável pelo espaço não compareceu, sendo representado por sua mãe, M. F.
No endereço, localizado na Avenida Prainha, bairro Porto, foram identificadas condições insalubres e graves indícios de maus-tratos. Segundo a médica veterinária da BEA, Morgana Thereza Ens, a cena foi uma das mais impactantes em mais de 10 anos de experiência profissional.