ELEIÇÕES 2026
Bortolin defende fortalecimento da candidatura de Janaína ao Senado e aposta no diálogo para alianças partidárias
Da Redação
Léo Bortolin defende fortalecimento da candidatura de Janaína Riva ao Senado e aposta no diálogo para alianças partidárias
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, destacou nesta segunda-feira (29) a importância da pré-candidatura da deputada estadual Janaína Riva (MDB) ao Senado. Segundo ele, a prioridade da sigla é estruturar a campanha da parlamentar, ao mesmo tempo em que mantém diálogo com outras legendas sobre possíveis alianças.
“Janaína é pré-candidata ao Senado e o nosso maior propósito hoje é fortalecer o nome dela em nível estadual. Ao mesmo tempo, estamos construindo as chapas para deputados estaduais e federais, sempre com a preocupação de consolidar essa candidatura”, afirmou Bortolin.
Questionado sobre a possibilidade de exigência de fidelidade partidária em eventual aliança com o PL, o dirigente defendeu cautela.
“O MDB vai discutir isso em nível estadual e federal. Não podemos obrigar ninguém a apoiar um candidato que não queira. Assim como nós, no MDB, não somos obrigados a apoiar nomes do PL. O melhor caminho é sempre o diálogo com todas as frentes”, explicou.
Bortolin também mencionou a orientação nacional que sugere uma aliança entre MDB e PL nos estados, mas reforçou que a decisão final deve levar em conta o cenário local.
“Existe uma orientação nacional para que MDB e PL caminhem juntos, mas é claro que vamos avaliar o que for melhor para o partido e para a consolidação da candidatura da Janaína”, declarou.
Para o presidente da AMM, a deputada reúne condições de ocupar espaços estratégicos na disputa.
“Assim como o senador Jaime e o senador Wellington têm os seus propósitos, gostaria muito de ver Janaína compondo em alguma chapa, seja como vice ou como candidata ao Senado. Mas, se não houver espaço em algumas dessas frentes, ela pode, sim, seguir como candidata ao Senado em um palanque aberto”, completou.