PUNHAIS TAMBÉM FORAM APREENDIDOS
Manifesto nazista é encontrado em casa de alvo da Polícia Civil e da ABIN
Durante a Operação Encômio, deflagrada na manhã desta quinta-feira (2), a Polícia Civil de Mato Grosso encontrou, na residência de um investigado em Várzea Grande, uma cópia do livro Mein Kampf (“Minha Luta”), de Adolf Hitler, obra considerada um manifesto autobiográfico e ideológico do nazismo. Também foram apreendidas facas e punhais.
O material foi localizado durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão e acesso a dados telemáticos, autorizado pela Justiça, no âmbito da investigação sobre crime de apologia ao nazismo, previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989.
A operação foi realizada em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), com apoio da Gerência de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.
As investigações identificaram que o morador da residência alvo da operação era suspeito de integrar grupos extremistas com orientação neonazista em aplicativos de mensagens. Segundo a Polícia Civil, além do livro de Hitler, outros materiais de interesse investigativo também foram apreendidos, incluindo dispositivos eletrônicos que serão analisados.
Mein Kampf foi escrito por Adolf Hitler entre 1924 e 1926 e contém suas visões antissemitas, racistas, nacionalistas e antidemocráticas. A obra serviu como base ideológica para o Partido Nazista e ainda hoje é cultuada por grupos neonazistas, sendo chamada por alguns de “Bíblia Nazista”.
O delegado titular da DRCI, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, destacou a importância da integração institucional no enfrentamento a crimes de ódio. “A atuação da DRCI, com apoio da Diretoria de Inteligência, reforça o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso no combate a práticas criminosas que atentam contra a democracia e a ordem pública”, afirmou.
As investigações seguem em andamento para apurar a extensão das atividades do suspeito e eventuais conexões com outras pessoas ou grupos extremistas.