MAIS VAGAS PARA MT
CBF faz novo calendário de 2026 do futebol brasileiro, o que muda para Mato Grosso?
Roberto Dias
Foi anunciado pelo Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, um novo calendário que promete ser um divisor de águas para o futebol brasileiro e que traz mudanças significativas que podem transformar o futebol em Mato Grosso. Com mais vagas em competições nacionais, como Copa do Brasil e Série D, além da criação da Copa Centro-Oeste, com isso os clubes mato-grossenses terão mais oportunidades de competir nacionalmente, aumentar a visibilidade, consequentemente o investimento e desenvolvimento do esporte no Estado.
Xaud mencionou que em menos de quatro meses foi realizado, pela nova gestão da CBF, um trabalho aprofundado, com debates e estudos com representantes de clubes e federações do Brasil todo, inclusive a FMF (Federação Mato-Grossense de Futebol), sobre como melhorar o calendário do nosso futebol e que todo esse trabalho foi concretizado no calendário 2026 e nos seguintes até o ano de 2029.
Esse novo calendário foi baseado em reduzir o excesso de partidas para clubes de Série A e ao mesmo tempo promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro. Pois existem inúmeros times inativos após as competições estaduais e isso, no Mato Grosso, acontece com diversos clubes.
Quais foram as principais mudanças no calendário?
– Copa do Brasil: vai aumentar de 92 para 126 equipes, sendo que os clubes da Série A só entrarão na 5ª fase e a final da competição será em “Jogo Único” em um estádio pré-determinado;
– Estaduais: Foram reduzidas as datas de 16 para 11 dias, mantendo as datas de 11 de janeiro a 8 de março;
– Séries C e D: A partir de 2027 a Série C vai ser expandida de 20 vai para 24 equipes e até 2029 serão 28, já na Série D as vagas serão ampliadas já em 2026;
– Regionais: A Copa Nordeste foi ampliada para 20 clubes; A Copa Verde foi dividida em Copa Norte e Copa Centro-Oeste e se promoveu a criação da Copa Sul-Sudeste. Estipulando-se um calendário específico para os campeonatos regionais, sem se sobrepor os campeonatos estaduais. E foi definido que os clubes que participam de torneios continentais não disputam torneios regionais;
– Antecipou-se os começos das Séries A e B, que serão paralisadas durante a Copa do Mundo Masculina 2026;
O impacto com esse novo calendário é bastante positivo como a redução de 15% de partidas para os times da Série A, criação de 82 novas vagas para competições da CBF, aumento de investimento no valor de R$ 1,3 bilhão (um bilhão e trezentos milhões de reais).
E quais serão as mudanças para os Clubes do Mato Grosso?
Antes de ser anunciado o novo calendário, as equipes Mato-Grossenses que haviam se classificado para a Copa do Brasil de 2026, conforme o Regulamento Específico do Campeonato Mato-grossense 1ª Divisão 2025, eram o Primavera, atual campeão Mato-Grossense, o Cuiabá vice-campeão (o Dourado também estava classificado pelo Ranking da CBF) e o Mixto que ficou em 3º lugar no Estadual.
Como a CBF aumentou a quantidade de participantes, Mato-Grosso muito provavelmente irá herdar outra vaga, e ela será do 4º colocado do Campeonato Mato-Grossense de Futebol de 2025, que é o Clube Operário Várzea-Grandense.
Referente a Série D, Primavera e Mixto tinham vaga garantida também para essa competição, conforme o Regulamento, e nesse novo calendário Mato Grosso também herdará uma vaga a mais e essa vaga deverá ir também para o Chicote da Fronteira, o Operário Várzea-Grandense.
Agora, concernente a Copa Verde, onde temos dois campeões no Estado, o Cuiabá Bicampeão da Competição (2015 e 2019) e o Luverdense, Campeão em 2017, os termos de classificação serão os mesmos, ocorrerá apenas essa divisão da Copa Verde para Copa Norte e Copa Centro-Oeste, e ambos os campeões dessas “copas” se enfrentam na final que, ai sim, se chamará Copa Verde.