COM DIREITO A XINGAMENTO
Votação de fusão de Secretarias termina em confusão na Câmara de Cuiabá; veja vídeo
A aprovação do projeto do Executivo que prevê a união das Secretarias Municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, na Câmara de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (7), terminou em confusão, com direito à suspensão da sessão por cinco minutos para acalmar os ânimos.
A proposta do Executivo foi encarada pelos vereadores de oposição Jeferson Siqueira (PSD) e Dídimo Vovô (PSB) como uma tentativa do prefeito Abílio Brunini (PL) de “enfiar goela abaixo” medidas consideradas polêmicas.
Apenas os dois parlamentares votaram contra o projeto, que tramitou em regime de urgência. Após a aprovação, a confusão começou durante as tentativas de explicação sobre a postura adotada pelos vereadores. No meio dos gritos, a vereadora Baixinha Giraldelli (SD) criticou o que chamou de “putaria” do processo, alegando que nem todos estavam tendo a oportunidade de se manifestar.
A presidente da Câmara, Paula Calil (PL), precisou pedir silêncio diversas vezes aos colegas e acabou suspendendo temporariamente a sessão para conter os ânimos. Após o retorno, Baixinha Giraldelli pediu desculpas pelas palavras e a sessão seguiu seu curso normal.
O projeto aprovado pelo Legislativo prevê a fusão das duas pastas como parte do plano de reorganização administrativa do Executivo municipal, com o argumento de reduzir custos e otimizar a gestão pública.