A instalação da 83ª Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica, nesta quarta-feira (08), marcou um momento histórico para o Polo II – Região Oeste. Pela primeira vez, todas as comarcas de uma região do estado passam a contar com a rede ativa, garantindo atendimento integrado e especializado às mulheres vítimas de violência doméstica.
Durante o evento, foi assinado o termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), e os municípios de Conquista D’Oeste e Vale de São Domingos.
A juíza Djéssica Giseli Kuntzer, responsável pelo Polo II, destacou que “a atuação integrada da rede é fundamental, pois transmite às mulheres uma sensação de esperança e confiança, especialmente quando percebem a colaboração entre os poderes públicos, órgãos de segurança e sociedade civil. Mulheres, vocês não estão sozinhas. As redes de apoio existem, e estamos todos unidos nessa luta ao lado de vocês.”
O prefeito Leandro Azevedo da Cunha ressaltou que “a importância da rede de proteção à vida da mulher está justamente em proporcionar mais segurança a essas mulheres guerreiras, que muitas vezes sofrem abusos.” Já o prefeito Odair José Vargas enfatizou que “vivemos em um país onde a violência contra a mulher é uma triste realidade, e por isso é fundamental criar essa rede de apoio às vítimas, além de implementar políticas de prevenção.”
Para a promotora Clarisse Moraes, a iniciativa beneficia toda a comunidade. “Estamos levando a rede para Conquista D’Oeste e Vale de São Domingos, o que é fundamental para o atendimento e acolhimento das mulheres, funcionando como uma articulação entre todos os órgãos envolvidos na proteção da mulher.”
Ainda nesta semana, a equipe da Cemulher realiza capacitações para os profissionais que atuarão no atendimento às vítimas, em Jauru, Pontes e Lacerda e Mirassol D’Oeste.
A iniciativa integra o trabalho estratégico da Cemulher-MT, coordenada pela desembargadora Maria Erotides Kneip, que busca fomentar a criação e o fortalecimento dessas redes em todo o estado.
A cerimônia contou com a presença da juíza Djéssica Giseli Kuntzer, da 3ª Vara da Comarca de Pontes e Lacerda, dos prefeitos Odair José Vargas (Conquista D’Oeste) e Leandro Azevedo da Cunha (Vale de São Domingos), da promotora de Justiça Clarisse Moraes e de representantes de diversas instituições locais.