DISPUTA ACIRRADA
OAB-MT define lista sêxtupla para vaga de desembargador no Tribunal de Justiça
Thalyta Amaral
Depois de mais de sete horas de reunião, o Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) definiu, na noite de sexta-feira (10), a lista sêxtupla com os nomes dos profissionais que irão concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), destinada ao chamado quinto constitucional da advocacia.
Inicialmente, 23 advogados disputavam a indicação. Após a votação, o número foi reduzido a seis nomes, sendo três homens e três mulheres. A lista será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que, em nova votação, escolherá apenas três candidatos. Essa lista tríplice será então enviada ao governador Mauro Mendes (União Brasil), responsável pela escolha final do novo desembargador.
Entre os homens, o mais votado foi Ricardo Almeida, com 32 votos, considerado o favorito entre os concorrentes e visto com bons olhos pelo governo estadual. Também integram a lista Dalto Passari, com 29 votos, e Sebastião da Costa Júnior, com 27 votos.
Entre as mulheres, a liderança ficou com Jamille Alves Adamczyk, que recebeu 37 votos. Completam a lista Juliana Zaffino, com 36 votos, e Michelle Regina Dorileo, com 32 votos.
A vaga de desembargador será preenchida por um advogado, conforme o artigo 94 da Constituição Federal, que determina que um quinto (20%) das cadeiras dos tribunais seja ocupado por advogados e membros do Ministério Público com notório saber jurídico e reputação ilibada.