Destaques da semana: Operação Domínio falso, impasse político, temporal e Stock Car movimentam capital
Da Redação
Marcada por ações policiais de grande repercussão, movimentação intensa nos bastidores da política e a estreia de um dos maiores eventos automobilísticos do país, a semana foi de tensão e velocidade em Mato Grosso.
Enquanto investigações revelaram esquemas milionários e o Supremo determinou a prisão de um lobista influente, o clima esquentou na Assembleia Legislativa com o impasse sobre o reajuste do Judiciário. Para fechar o período com adrenalina, a capital se prepara para receber a Stock Car Pro Series e inaugurar o Autódromo Internacional de Mato Grosso.
Contador ostentação e o império das empresas fantasmas
A Operação Domínio Fantasma, deflagrada pela Polícia Civil na terça-feira (11), desarticulou um esquema de criação de mais de 300 empresas de fachada. O contador Eduardo Cristian Martins Correa do Nascimento, dono da EMX Contabilidade, foi apontado como o principal articulador do grupo.
Nas redes sociais, ele ostentava uma vida de luxo com carros esportivos, como um Porsche, enquanto usava as empresas fictícias para movimentar valores milionários e dar aparência legal às fraudes. A investigação segue em andamento.
Lobista é transferido para a Papuda por ordem do STF
O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, acusado de envolvimento em um esquema de venda de decisões judiciais que atinge membros do TJMT e do STJ, voltou ao regime fechado por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Preso em Primavera do Leste, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A decisão ocorreu após relatório da Polícia Federal indicar que o lobista teria simulado piora no estado de saúde, realizando uma greve de fome para obter prisão domiciliar.
Max Russi põe fim a manobras e promete votação do reajuste
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente Max Russi (PSB) decidiu encerrar a sequência de manobras que atrasavam a votação do reajuste de 6,8% para os servidores do Judiciário. Após mais um pedido de vistas — desta vez feito pelo deputado Chico Guarnieri (PRD) —, Russi anunciou que não aceitará novos adiamentos. Enquanto o impasse político se arrasta, servidores lotam as galerias da Casa, cobrando a aprovação imediata do projeto.
Cuiabá recebe a Stock Car e inaugura o Autódromo Internacional
A semana termina com adrenalina e festa em Cuiabá, que recebe pela primeira vez a Stock Car Pro Series, entre 12 e 15 de novembro. O evento marca a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso, nova casa do automobilismo nacional.
Com a inclusão da capital mato-grossense no calendário, a Stock Car chega à 23ª pista diferente da sua história e consolida o Centro-Oeste como a primeira região do país a sediar provas em todos os seus estados.
Temporal e pânico
O governador Mauro Mendes (União) confirmou nesta sexta-feira (14) que quatro pessoas ficaram feridas durante o temporal na noite de quinta-feira (13) que derrubou uma estrutura no Parque Novo Mato Grosso. No entanto, apesar do susto, nenhum caso foi grave.
Ele lamentou a situação, mas disse que foi uma condição climática incomum. “Teve um vento acima do normal (…) isso foi um incidente que acontece, não afetou absolutamente mais nada e é comum acontecer”.
Ataque em escola de Rondonópolis choca o estado
“O que eu vou fazer, não irei me arrepender. Não sei o que é arrependimento e, faz tempo, não sei o que é felicidade. Faz tempo que não sinto isso. Não sou nem quem está escrevendo aqui, mas é isso… Tchau, mãe e vó. Vocês e meus irmãos são os únicos que mais amo. Um abraço forte.”
Esse é o teor do bilhete de despedida encontrado na mochila do estudante de 16 anos que esfaqueou duas colegas dentro da Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis, na tarde de segunda-feira (10).



