ALEGRIA
Dezoito filhotes e juvenis foram destinados pela Sema para Área de Soltura de Animais Silvestres
Da Redação
Doze exemplares juvenis de araras-canindés foram encaminhados para Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), da Fazenda Água Viva, no município de Cocalinho-MT, neste mês de dezembro. As aves foram translocadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sendo que 9 estavam em Cuiabá, no Batalhão de Polícia Ambiental, após resgates, entrega voluntária e alta clínica, uma no município de Campo Verde, resgatada pelo Corpo de Bombeiros e duas de Barra do Garças, com alta clínica, oriundas de resgate.
Todos os animais estavam saudáveis, porém, por se tratar de juvenis precisarão permanecer por algumas semanas em recinto, para fortalecimento muscular e treino de voo.
Um filhote de Lobete completou a lista dos animais silvestres destinados a Área de Soltura parceira por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema. Quatro outros exemplares juvenis já estão alojados na Asas, sob cuidados alimentares e manejo diário a fim de formarem uma pequena matilha para posterior soltura.
Orientações
A Sema orienta que, ao se deparar com crimes contra animais silvestres, a população denuncie por meio da Ouvidoria Setorial da Sema, pelos números (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 (telefone e WhatsApp), ou pelo e-mail [email protected], ou ainda em uma das unidades regionais.
Se encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal quanto à do cidadão.



