8 DEPUTADOS E 3 SENADORES
Ranking nacional classifica parlamentares de Mato Grosso; confira melhores e piores
Thalyta Amaral
O Ranking dos Políticos lançou mais uma edição de seu levantamento que avalia o desempenho dos parlamentares de todo o país. De Mato Grosso, foram analisados oito deputados federais e três senadores. Confira os melhores e piores desempenhos.
A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
Lidera o ranking entre os mato-grossenses o senador Wellington Fagundes (PL), com nota 7,86. Na comparação apenas entre os senadores, ele aparece na 12ª posição. Entre os fatores que pesaram a favor do liberal estão a votação em projetos que combatem privilégios, a economia das verbas de gabinete e o fato de não possuir condenações judiciais.
Em segundo aparece o senador Jayme Campos (União), com 6,92. Apesar de ter se posicionado em votações importantes, ele perdeu pontos por responder a processos judiciais por corrupção.
O deputado federal mato-grossense que melhor pontuou aparece em terceiro entre os parlamentares do estado. Coronel Assis (União) teve nota 6,76 e perdeu pontos por solicitar passaporte diplomático para seus dependentes. Apesar de não ser ilegal, o Ranking classifica a atitude como um privilégio que deveria ser rejeitado.
A lista traz ainda os deputados federais José Medeiros (PL), com 6,62; Rodrigo da Zaeli (PL), com nota 6,59; Gisela Simona (União), com 6,5; Coronel Fernanda (PL), com 6,13; e Nelson Barbudo (PL), com 5,97.
Foram considerados os parlamentares mato-grossenses com o pior desempenho os deputados federais Juarez Costa (MDB), com média 4,91, e Emanuelzinho (MDB), com 2,46, além do senador José Lacerda (PSD), que fica em último, com 0,63.



