PROGRAMA MAIS JÚRI
Barra do Bugres realizará 10 sessões de tribunal do júri entre até março
Muvuca Popular
Inicia no próximo dia 23 de fevereiro uma nova etapa do Programa Mais Júri, coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), agora na Comarca de Barra do Bugres. Ao todo serão realizados sessões do 10 tribunal do júri entre os meses de fevereiro e março.
O programa tem como objetivo acelerar a tramitação de processos de crimes contra a vida, tentado ou consumado, e que tenham decisões de pronúncia proferidas. A expectativa é que, em 2026, sejam realizados pelo programa 100 Tribunais do Júri em todo o Estado.
O juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador do programa, Jorge Alexandre Martins Ferreira, destaca a importância da iniciativa para dar maior celeridade à prestação jurisdicional.
“Retomamos as atividades do Mais Júri em 2026, uma ação da Corregedoria para garantir que a justiça chegue de forma mais rápida a quem espera uma resposta do Estado. Com o empenho de juízes cooperadores, promotores, defensores e servidores seguimos atuando para reduzir o acúmulo de casos e na maior efetividade no sistema de justiça”, afirma.
Em Barra do Bugres a iniciativa ocorre na 3ª Vara em duas fases: à primeira entre os dias 23 a 27 de fevereiro, com a realização de cinco tribunais do júri e a segunda entre os dias 23 a 27 de março, com mais cinco julgamentos. Para atender a demanda, foram convocados os juízes cooperados: Maurício Alexandre Ribeiro e Daniel Campos Silva de Siqueira.
Um dos casos que irá a julgamento é do processo 1000057-62.2021.8.11.0008. O caso teve grande repercussão. Os pais F.J.S. e T.C.S. são acusados pela morte do filho do casal que tinha apenas 40 dias de vida. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu em 2 de janeiro de 2021, quando a criança sofreu lesões na cabeça que provocaram traumatismo craniano e hemorragia, levando à morte. Ainda conforme os autos, após o ocorrido, os réus teriam alterado o local dos fatos para tentar simular uma morte acidental e induzir a perícia ao erro. O tribunal do júri dos acusados será realizado no dia 24 de março, ás 8h30, no plenário do fórum de Barra do Bugres.
Mais Júri – O programa é o resultado do termo de cooperação interinstitucional firmado pelo Judiciário com a Defensoria Pública e o Ministério Público. O objetivo é a redução do estoque de ações pendentes de julgamento.
Ao longo de 2025 o programa realizou 163 sessões do Tribunal do Júri nas comarcas de Cuiabá (70 júris), Porto Alegre do Norte (52 sessões de júri), Vila Rica (24 julgamentos), Marcelândia (10), Sorriso (4) e Várzea Grande (3 júris). A iniciativa permite a realização concentrada de sessões em curto período, promovendo a redução do acervo processual no Primeiro Grau, sem comprometer a rotina regular das comarcas.



