Professores e alunos do Departamento de Geografia, unidade vinculada ao Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançaram o livro digital “ABC do Cerrado Mato-Grossense”. O material didático gratuito, disponível para download, foi organizado para apresentar elementos culturais, o bioma, espécies da fauna e flora e características territoriais do estado a estudantes da rede de ensino básico.
O material que funciona como um glossário é fruto das pesquisas de alunos do campus de Cuiabá que direciona sua pesquisa ao aprendizado sobre o bioma do Cerrado. Escrito como verbetes – texto informativo que traz em seu corpo definição e significados -, o livro dividido pelas letras do alfabeto de A a Z tem o objetivo de servir de apoio para professores dentro das salas de aula para ensinar crianças e adolescentes sobre as paisagens e cultura do estado de Mato Grosso.
“Quando nós construímos esse material, a gente focou nas principais características de Mato Grosso, a partir da vivência dos alunos e, consequentemente, dos professores que trabalham aqui com o Cerrado. Então esse material é destinado para educação básica e para todos os professores. Por isso trabalhamos com o material digital para alcançar o máximo de pessoas e para que ele seja usado nas escolas de todo o estado para poder falar sobre o Cerrado Mato Grossense”, explica Giseli Dalla Nora, orientadora e umas das organizadoras do material.
Pensado com uma estrutura simples e linguagem direta, o ABC traz a cada página os nomes de animais, frutas, espécies nativas de árvores, incluindo as danças típicas e o linguajar que .
Segundo a professora, o ABC do Cerrado Mato-Grossense cumpre a função de preservação cultural, do meio ambiente, dos animais e das plantas que fazem parte do ecossistema regional. Para ela, a pesquisa é importante pela biodiversidade que o estado tem e de como esse material pode ajudar as pessoas a conhecerem mais as nossas paisagens, comidas e costumes que estão ligados ao estilo de vida de quem vive esse bioma.
Além dela, os professores Cleberson Ribeiro de Jesus, Meire Rose dos Anjos Oliveira e Dener Toledo Mathias também orientam e organizaram o livro que é gratuito e está disponível para download na página da editora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
O projeto nasceu na Semana Nacional do Cerrado em parceria com Instituto Federal de Goiás, motivada pela falta de acervo do cerrado de Mato Grosso no Museu do Cerrado, criado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e do projeto Pantanal de A a Z, do professor Paulo Robson de Souza que foi publicado pela editora da UFMS.
“A coleção ABC está sendo pensada pela diversidade de paisagem que nós temos no estado e é um trabalho de construção pedagógica. Além de fazer a pesquisa, além dos alunos escreverem sobre isso, a gente quer que esse material chegue a todas as escolas do Estado. Sejam elas privadas ou públicas”, afirma a pesquisadora ao reforçar o papel da pesquisa para a sociedade



