NÃO É UM ADEUS
Primeira-dama se despega do governo, destaca projeto sociais e dá sinal claro de candidatura
Muvuca Popular
“Saio com a certeza de que avançamos muito e com a convicção de que ainda há caminhos a serem percorridos. Não é um adeus. É apenas um até logo.” A frase, usada pela primeira-dama Virginia Mendes, em artigo de despedida das ações sociais do governo, caiu como recado direto ao meio político: a saída do Palácio Paiaguás pode ser apenas uma transição para a disputa eleitoral deste ano.
No texto, Virginia faz um balanço dos mais de sete anos à frente das políticas sociais do Estado, período em que esteve diretamente envolvida na criação e consolidação do programa SER Família, principal vitrine da área social da gestão do governador Mauro Mendes (União). Segundo ela, o início foi marcado por limitações estruturais e falta de recursos, mas houve decisão política de priorizar os mais vulneráveis.
A primeira-dama destaca que o programa alcançou todos os municípios de Mato Grosso, acumulando milhões de atendimentos e se firmando como uma das maiores iniciativas sociais do Estado. Ela também menciona reconhecimentos nacionais recebidos ao longo da gestão, como o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, no Senado, além de premiações na área social.
Em tom de despedida, Virginia agradece a secretários, servidores e instituições que participaram da execução das políticas públicas, com destaque para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF). Também cita as forças de segurança, a equipe do Palácio Paiaguás, deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e profissionais da imprensa.
Apesar do tom institucional, o trecho final é interpretado como sinal político claro. Ao evitar um “adeus” e optar por um “até logo”, Virginia reforça os indícios de que pode entrar na disputa por uma vaga na Câmara Federal, movimento que já vem sendo articulado nos bastidores diante da pressão de aliados e do espaço político que construiu ao longo da gestão.
Lideranças do União Brasil, especialmente a bancada de deputados estaduais, já dão como certa a candidatura da primeira-dama a deputada federal. Esse movimentação ganhou ainda mais força após o anuncio do governador na semana passada, que bateu o martelo e irá renunciar ao cargo nesta terça-feira (31) para disputar uma vaga no Senado Federal.


