OPERAÇÃO CATALUNHA
Operação cumpre 16 prisões, apreende dinheiro e bloqueia contas de facção
Muvuca Popular
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Catalunha para desarticular uma facção criminosa atuante em Tangará da Serra. Ao todo, foram cumpridos 20 mandados judiciais, sendo 16 de prisão preventiva.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias utilizadas para movimentação e ocultação de recursos provenientes do tráfico de drogas. As ordens foram expedidas pela Comarca do município e tiveram como principal alvo integrantes da organização no bairro Barcelona.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam drogas e grande quantia em dinheiro. Até o momento, duas pessoas foram presas em flagrante.
A operação mobilizou cerca de 60 policiais civis, com apoio de 15 viaturas e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), reforçando o cerco contra o crime organizado na região.
As investigações começaram em janeiro de 2026 e apontaram a atuação de um grupo estruturado, com divisão de funções e atuação coordenada no tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, os investigados exerciam papéis que iam desde a comercialização até o financiamento das atividades ilícitas.
O avanço das apurações ocorreu após uma ação realizada em dezembro de 2025, que possibilitou identificar novos integrantes e aprofundar as investigações.
Para o delegado responsável, Ivan Albuquerque, a operação representa um avanço no combate ao crime organizado. “Desmantelamos um grupo criminoso e enfraquecemos sua atuação na região”, afirmou.
A Operação Catalunha integra a estratégia nacional da Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça, que promove ações integradas das polícias civis no enfrentamento às organizações criminosas em todo o país.


