PNADA APONTA
Número de pessoas morando sozinhas cresce em MT e revela mudança no perfil das famílias
MUVUCA
O número de pessoas que vivem sozinhas em Mato Grosso vem crescendo de forma consistente e já representa 17,7% dos domicílios no estado, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra que, em 2012, esse percentual era de 13,4%, o que representa um aumento de 4,3 pontos percentuais ao longo dos últimos anos. O dado reflete uma mudança estrutural no perfil das famílias, com redução dos modelos tradicionais e aumento de arranjos individuais.
A PNAD Contínua é uma das principais pesquisas domiciliares do país e tem como base uma amostra de aproximadamente 200 mil domicílios distribuídos em todo o território nacional. Os imóveis selecionados são visitados durante cinco trimestres consecutivos, sendo que as características gerais dos domicílios são coletadas na primeira visita.
Esse modelo permite acompanhar tendências sociais ao longo do tempo, garantindo maior precisão estatística. Além dos arranjos domiciliares, a pesquisa também coleta informações sobre renda, trabalho, educação e condições de moradia, servindo como base para formulação de políticas públicas.
Apesar do crescimento dos domicílios unipessoais, o modelo familiar nuclear ainda predomina em Mato Grosso, representando 65,6% das residências, embora em queda em relação aos anos anteriores.


