A análise preliminar feita pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) indica que o avião que caiu em Água Boa (730 km de Cuiabá), na quinta-feira (10), atingiu o solo quase na vertical e sem sinais de tentativa de pouso de emergência. Três pessoas morreram no acidente, registrado em uma área de pastagem do município.
Segundo o gerente regional da Politec em Água Boa, Paulo Barbosa, a equipe não encontrou marcas de arraste no terreno, o que reforça a hipótese de uma queda brusca.
“A impressão que nós temos é que o avião caiu quase que na vertical. Ele não teve um arraste na região, ele bateu com violência porque a parte da frente chegou a afundar na terra e, logo em sequência, ele começou a entrar em chamas”, afirmou em entrevista à Rádio Interativa FM.
Após o impacto, a aeronave pegou fogo. Dois corpos foram encontrados na parte da frente do avião e o terceiro na parte traseira. As vítimas ficaram carbonizadas.
A equipe também utilizou um drone para vistoriar uma área de mata próxima e verificar se havia sinais de outro ocupante ou algum vestígio relacionado ao acidente. Nada foi encontrado.
Com a retirada dos corpos, o trabalho passou a se concentrar na identificação das vítimas. O material biológico coletado será submetido a exame de DNA, mas a confirmação dependerá da comparação com amostras de familiares.
“Para fazer o exame de DNA, a gente tem que comparar o material de referência de algum familiar”, explicou Barbosa.
Os corpos também passarão por necropsia, exames toxicológicos e de dosagem alcoólica. Os procedimentos fazem parte da investigação e devem ajudar a reunir elementos sobre o que aconteceu antes da queda.
Ainda não há confirmação sobre eventual carga transportada pela aeronave. Alimentos foram encontrados entre os destroços, mas o fogo pode ter destruído outros materiais.
A investigação contará ainda com a atuação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As informações levantadas pelo órgão serão analisadas em conjunto com os laudos da Politec e deverão subsidiar a apuração da Polícia Civil.



