Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

DEFESA DA LAVOURA

Vazio sanitário do algodão começa em outubro e segue até dezembro em MT

Muvuca Popular

0

O vazio sanitário do algodão começa nesta quinta-feira (1º) em parte de Mato Grosso. Durante o período, não podem permanecer nas lavouras plantas vivas de algodão que ofereçam risco fitossanitário, como soqueiras e plantas que nascem espontaneamente após a colheita. A medida busca interromper o ciclo do bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura.

O calendário da safra 2026/2027, definido pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), divide o estado em duas regiões. Na Região I, que inclui Cuiabá, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis, o vazio sanitário vai de 1º de outubro a 30 de novembro. Na Região II, que inclui Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Campo Novo do Parecis, o período será de 15 de outubro a 14 de dezembro.

O Sistema Famato alerta que plantas de algodão deixadas no campo entre uma safra e outra podem servir de alimento e abrigo para o bicudo. Sem essas plantas, a praga encontra menos condições para sobreviver até o início do próximo plantio.

Segundo o assessor técnico em Agricultura da Famato, Alex Rosa, o inseto ataca os botões florais e pode comprometer flores, fibras e sementes. Caso não seja controlado, tem potencial para causar perdas expressivas na produção.

Os produtores devem observar o prazo correspondente ao município onde fica a lavoura e eliminar as plantas com risco fitossanitário durante todo o período estabelecido pelo Indea-MT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação