The news is by your side.

Tão perto do sol como nunca antes

0

A sonda “Parker Solar Probe” da NASA voou pela atmosfera externa do Sol e, de acordo com a agência espacial dos EUA, foi a primeira espaçonave a tocar nesta estrela. Como a NASA explicou, a sonda examinou partículas e campos magnéticos na chamada coroa solar. O primeiro voo por esse turno levou apenas algumas horas, e outros voos estão planejados.

O gerente da NASA, Thomas Zurbuchen, falou de um “momento monumental” e uma “conquista notável”. “Este marco não nos fornecerá apenas percepções mais profundas sobre a formação do Sol e sua influência no sistema solar, mas tudo o que aprendermos sobre nossa própria estrela também nos ensinará mais sobre estrelas no resto do universo”, disse Zurbuchen .

"Parker Solar Probe" atravessa a coroa solar. | dpa

A “Parker Solar Probe” lançada em agosto de 2018 chegou mais perto do sol apenas alguns meses depois do que qualquer outra nave espacial anterior. Naquela época, a sonda havia se movido a menos de 42,7 milhões de quilômetros do Sol, quebrando o recorde estabelecido em abril de 1976 pela sonda germano-americana “Helios 2”. Desde então, a “Parker Solar Probe” se aproximou do sol e agora circula em torno dele em grandes órbitas elípticas.

Os dados podem tornar as previsões do tempo mais precisas

Protegido por uma armadura de carbono de quase 12 centímetros de espessura, a sonda de aproximadamente 7.000 quilogramas, do tamanho de um carro pequeno, deve suportar mais calor e radiação do que qualquer míssil anterior.

A NASA espera que a missão, que está programada para durar até 2025, forneça informações sobre por que a coroa é muitas vezes mais quente que a superfície do sol e, portanto, também sobre como as estrelas funcionam. Os dados também podem tornar as previsões meteorológicas futuras mais precisas.

 

Tagesschau

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação