The news is by your side.

Secretaria de Saúde orienta sobre Síndrome Gripal e vacinação contra a COVID

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A vacinação contra a COVID-19 segue até dia 30 de dezembro em 15 pontos de vacinação. Campanha será retomada dia 02 de janeiro; quatro Unidades da Atenção Primária atendem exclusivamente a população com a Síndrome Gripal no município

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande informa que a campanha de vacinação contra a COVID-19 nas 15 Unidades Básicas de Saúde, vai até quinta-feira, dia 30 de dezembro, com horário de funcionamento das 8h às 11h e das 13h às 16h. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá pontos abertos para vacinação. A campanha retorna ao normal dia 02 de janeiro.

Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, a partir do dia 4 de janeiro de 2022, uma terça-feira, o Ginásio Poliesportivo Fiotão será reativado como ponto de vacinação e passará a ofertar a vacina contra a COVID todos os dias da semana, das 8h às 16 h.

“Vamos continuar vacinando nas Unidades Básicas de saúde e no Fiotão, que voltará a funcionar normalmente para vacinar a população, a partir do dia 4 de janeiro. Na mesma data, vamos desativar o ponto de vacinação que está atendendo atualmente na sede da Maçonaria no bairro Água Limpa”, explicou o secretário.

Gonçalo de Barros também lembra que a campanha de vacinação contra a COVID no município ainda está focada em chamar a população para a segunda dose da vacina e para aqueles que não tomaram nenhuma dose. “A dose de reforço, ou a terceira dose, será aplicada depois de passados os quatro meses da segunda dose. Para a terceira dose é só comparecer aos pontos de vacinação, apresentar a carteirinha vacinal, que o imunizante será aplicado. Mas quem perdeu a carteirinha vacinal, é só mostrar um documento de identificação, que as equipes fazem a busca no cadastro nacional, e a vacina é aplicada”, detalha.

Já para o público adolescente de 12 anos acima, que ainda não se vacinou, é necessário fazer o cadastro no site da Prefeitura de Várzea Grande. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer a um dos pontos de vacinação, levar documento original com foto, comprovante de endereço, que o cadastro será feito na hora. “O que queremos é dar acesso a todos várzea-grandenses, dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde, à vacina contra a COVID-19”, reafirmou o secretário.

As 15 unidades exclusivas para a vacinação contra a COVID-19 no município são: os Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora da Guia, Cohab Cristo Rei; as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Isabel, Cabo Michel, Ouro Verde, São Mateus e Água Vermelha; as Clínicas de Atenção Primária dos bairros Jardim Glória, 24 de Dezembro; as Policlínicas de Atenção Primária do Cristo Rei, Parque do Lago, Marajoara e Aurília Curvo; e os Estratégia de Saúde da Família dos bairros Jardim Manaíra; Capão Grande; e, na Loja da Maçonaria no bairro Água Limpa.

Síndrome Gripal: Outro alerta importante, segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina de Moura, é o de que a vacina contra a COVID-19 não deve ser aplicada no mesmo dia que qualquer outra vacina, incluindo a da Gripe, e o intervalo entre elas deve ser de 14 dias.

“Estamos enfrentando uma onda do vírus H3N2 em nosso município, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Ele é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, um dos principais responsáveis pela gripe comum ou gripe A, e pelos resfriados. Para estes casos temos quatro Unidades de Atenção Primária que estão atendendo exclusivamente a população com a Síndrome Gripal. Estamos atentos a todas as ocorrências em saúde em nosso município e tomando as providências necessárias ao acesso no atendimento, tanto da COVID-19 como da Síndrome Gripal”, pontua a Relva Cristina.

As unidades são: a Clínica de Atenção Primária do bairro Jardim Glória; a Clínica de Atenção Primária do bairro 24 de Dezembro; a Policlínica do Marajoara; e a Policlínica de Atenção Primária do Parque do Lago.

Sobre o vírus H3N2: assim como o subtipo H1N1 de Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, a recomendação é procurar uma das quatro unidades exclusivas para o diagnóstico e tratamento da gripe, e seguir a orientação médica.

O público mais vulnerável a contrair a Síndrome Gripal são crianças, idosos, além de infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo. Pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas, e pessoas que tiveram contato direto, sem proteção de máscaras, com as pessoas que contraíram a gripe.

Cuidados: A transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados.

Os cuidados são os mesmos da Pandemia COVID-19: Procure lavar as mãos frequentemente (quando não for possível, use álcool gel); Utilize lenços descartáveis; Evite levar as mãos à boca, nariz e olhos; Mantenha ambientes ventilados; Evite locais com aglomeração de pessoas; Evite compartilhar objetos de uso pessoal como cuia e bomba de chimarrão, batom, talheres, copos, entre outros;

Em contato com menores de seis meses: lave as mãos antes de manusear o bebê, evite dar beijos, principalmente nas mãos, não faça visitas se você estiver doente ou contato com pessoas doentes, e o principal use máscara sempre e se vacine contra a COVID-19 e contra a Influenza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação