The news is by your side.

Local ritual neolítico de 9.000 anos é descoberto no deserto da Jordânia

0

Jerusalem Post

 

Arqueólogos encontraram um complexo ritualístico de 9.000 anos no deserto da Jordânia. Acredita-se que o local ritualístico remonta a cerca de 7.000 aC e fica nas montanhas Khashabiyeh, localizadas na bacia oriental de Al-Jafr.

O complexo ritual da era neolítica foi descoberto dentro de um acampamento maior chamado South Eastern Badia Archaeological Project (SEBA) por uma equipe franco-jordaniana em outubro passado.

“O local é único, primeiro por causa de seu estado de preservação”, disse o codiretor do projeto, Wael Abu-Azziza. “Tem 9.000 anos e tudo estava quase intacto”.

Nayef al Fayez, ministro do Turismo da Jordânia, ao lado das duas estátuas descobertas por arqueólogos no deserto do sudeste da Jordânia durante uma entrevista coletiva em Amã, Jordânia, em 22 de fevereiro de 2022. (crédito: MUATH FREIJ/REUTERS)

A equipe descobriu um modelo arquitetônico de uma armadilha de caça em grande escala no local. Essas armadilhas de caça gigantes, ou pipas do deserto, eram feitas de longas paredes que convergem para um espaço fechado para reunir animais para o abate. As armadilhas foram usadas para capturar gazelas e veados selvagens.

A declaração do Projeto SEBA explicou que as pipas do deserto nas proximidades de Jibal al-Khashabiyeh são “as primeiras estruturas humanas construídas em larga escala em todo o mundo conhecidas até hoje”.

O local do santuário, que remonta à Idade da Pedra, foi usado por caçadores de gazelas e exibe figuras esculpidas em pedra. A datação das pipas tem sido amplamente incerta devido às raras escavações desses locais e, portanto, à ausência de material arqueológico.

Nesta descoberta inesperada, as equipes de pesquisa também encontraram acampamentos com habitações circulares e um grande número de ossos de gazela.

O sítio jordaniano inclui duas estelas com características antropomórficas, estatuetas de animais, pederneiras e cerca de 150 fósseis marinhos dispostos. Os arqueólogos acreditam que as figuras de animais foram usadas em rituais para invocar forças sobrenaturais para caçadas bem-sucedidas.

Estruturas semelhantes a este local ritual jordaniano foram encontradas em desertos da Arábia Saudita, Turquia, Síria, Turquia e Cazaquistão, alguns dos quais com vários quilômetros de extensão.

O projeto SEBA saudou a “descoberta espetacular e sem precedentes”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação