The news is by your side.

Estudante de Poconé conquista 2º lugar em campeonato mundial de dança árabe

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da redação

A estudante Sophia Moraes, de 13 anos, de Poconé, a 103 km de Cuiabá, conquistou o 2° lugar na categoria de dança árabe em uma disputa mundial sediada na Argentina, competindo com outras candidatas de 66 países. O evento ocorreu de forma online, conforme tem sido desde o começo da pandemia.

O campeonato Azul Fest World Championship ocorreu em dezembro do ano passado, mas nesta semana a conquista da jovem poconeana repercutiu nas redes sociais.

Ao jornal, a mãe dela, Jozaine Moraes, contou que a filha começou cedo nessa arte e que sente orgulho da conquista.

“Ela sempre gostou de dança, de participar de todos os eventos escolares. Ela sempre foi dedicada na dança. Estamos todos felizes com a conquista dela”, disse.

Sophia começou a dançar em 2019, quando conheceu o grupo do professor Gabriel Gomes. Por causa da pandemia, as danças em grupo foram suspensas, mas ela continuou treinando de forma solo, em casa.

desempenho. Segundo ele, a dança exige esse contato e interpretação direta com o público.

“Ela coloca a expressão em cada passo, gesto e cada movimento que faz. É como se ela literalmente falasse através dos movimentos. Esse é o diferencial dela”, explicou.

A dança árabe é cercada por preconceitos no estado. Segundo Gabriel, as pessoas se enganam ao associar os movimentos como se fosse algo sensual. Na cultura árabe, os passos e gestos são considerados sagrados.

“Tem um movimento que se parece com a forma do número 8. Muitos acham que é sensual, mas não é. Isso é sagrado porque representa o infinito”, disse.

Com a conquista do título, Sophia e o professor planejam ampliar as aulas de dança para que a arte chegue até outras crianças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação