Da Redação
Autoridades da Província de Colúmbia Britânica, na Costa Oeste do Canadá, anunciaram que vão descriminalizar a posse de cocaína em pequenas quantidades. A medida tem caráter provisório e vai valer inicialmente por três anos.
O governo local pediu a isenção do código penal nacional depois que overdoses tiraram mais de duas mil vidas de cidadãos da Colúmbia Britânica no ano passado.
Segundo as autoridades da região, os adultos vão poder portar um total de 2.5 gramas de drogas como cocaína, opioides, metanfetamina e MDMA (ecstasy).
Embora essas substâncias permaneçam ilegais, os adultos flagrados com posse para uso pessoal nesta quantidade não vão ser presos ou terão suas drogas apreendidas. Em vez disso, as forças policiais pretendem oferecer informações sobre serviços sociais e de saúde disponíveis.
A ministra canadense para saúde mental e vícios, Carolyn Bennett, disse na terça-feira (31), que ‘por muitos anos a oposição ideológica à redução de danos custou vidas’. “Estamos fazendo isso para salvar vidas, mas também para dar às pessoas que usam drogas sua dignidade e escolhas”, afirmou.