The news is by your side.

Neri Geller reconhece trabalho de Wellington para liberação de recursos do FEX

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O candidato Neri Geller (PP) reconheceu o trabalho do senador Wellington Fagundes (PL) pelos recursos da Lei Kandir para beneficiar o estado de Mato Grosso.

“Liberamos e pacificamos a questão da Lei Kandir, que é a isenção das exportações, e fizemos a regulamentação da lei que faz a compensação da Lei Kandir de forma direta, hoje é regulamentado, não depende mais ir de pires, inclusive, o projeto de lei é de autoria do meu adversário”, disse em entrevista no programa Estúdio, da TV Cidade Verde.

Durante a entrevista, Neri reconheceu a articulação de Wellington ao projeto de lei que tornou obriugatório o pagamento do Auxilio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX).

Em dezembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei complementar garantindo o pagamento do FEX de forma obrigatória. Mato Grosso vai receber cerca de R$ 6,5 bilhões até 2037.

Até a lei ser sancionada, todos os anos, era necessário que o Congresso aprovasse lei permitindo o pagamento da compensação aos estados exportadores e Mato Grosso era o que recebia a maior fatia.

Conforme a da Lei Kandir, os produtos in natura para exportação são isentos de tributação. Para compensar, a legislação estabelecia o pagamento do FEX.

Na época, o senador Wellington Fagundes comemorou o fim de um impasse que já durava 20 anos. “Agora é lei. Com isso, se faz justiça e corrige uma dívida histórica da União com quem produz e ajuda o Brasil com o esforço de exportação”.

Atualmente, a compensação do FEX é repartida entre governo estadual e municípios, que recebem 25% dos recursos e constitui importante contribuição para equilibrar as contas públicas de Mato Grosso, estado que ameaçava atrasar o pagamento dos servidores públicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação