The news is by your side.

EUA restringem acesso da China a chips fabricados com tecnologia norte-americana

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

O governo dos Estados Unidos publicou um amplo pacote de controles de exportação nesta sexta-feira (7) que inclui a proibição de enviar para a China chips semicondutores fabricados em qualquer lugar do mundo com tecnologia, software ou máquinas norte-americanos. A medida visa desacelerar os avanços tecnológicos e militares de Pequim.

Neste ano, os EUA já haviam enviado cartas para os principais fabricantes de semicondutores, como KLA, Lam Research e Applied Materials, exigindo a interrupção de remessas de materiais para fábricas chinesas. As restrições foram impostas por meio da Regra do Produto Direto Estrangeiro, a mesma utilizada pelo ex-presidente Donald Trump com a chinesa Huawei.

As medidas podem marcar a maior mudança na política americana de envio de tecnologia para a China das últimas três décadas. “Isso atrasará os chineses em anos”, analisou Jim Lewis, especialista em tecnologia e segurança cibernética, em entrevista para a agência de notícias Reuters.

Na quinta-feira (6), altos funcionários dos EUA declararam que não há garantia de que as nações aliadas implementarão medidas semelhantes, embora diálogos nesse sentido estejam em andamento.

De acordo com a Reuters, neste sábado (8), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, classificou a resolução como abuso de medidas comerciais destinadas a reforçar a “hegemonia tecnológica” dos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação