The news is by your side.

MT aumenta em 3% área plantada de soja e deve semear em 11,3 milhões de hectares

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O relatório “Aliança Agroeconômica” referente ao 3º trimestre de 2022 traz como destaque a semeadura da soja – safra 2022/2023 nos estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás). Com o fim do vazio sanitário, foi dado início à semeadura na região.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área da soja para Mato Grosso será de 11,8 milhões de hectares. Em Goiás, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a estimativa é de 4,6 milhões de hectares. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) estima 3,8 milhões de hectares para Mato Grosso do Sul.

No total espera-se que o Centro-Oeste semeie 20,3 milhões de hectares, o que representa 47,4% da área total de soja prevista no país. Comparando as safras 2022/2023 e 2021/2022, Mato Grosso registrou aumento de 3,0%, enquanto Goiás de 4,7% e Mato Grosso do Sul de 2,5%. De acordo com o relatório é esperado que a área de soja na região Centro-oeste tenha um aumento de 640,9 mil hectares. Se esse aumento se concretizar, é esperada produção de 71,82 milhões de toneladas, 6,8% maior que a safra 2021/2022.

Exportações de carne bovina in natura

De janeiro a setembro de 2022, o Brasil registrou recorde nos embarques de carne bovina in natura para o mercado internacional e comercializou no período 1,50 milhão de toneladas, sendo o Centro-Oeste responsável por 45,3% desse volume, com 680,10 mil toneladas de carnes embarcadas.

Mato Grosso registrou o melhor desempenho, com alta de 24,2% no volume total comparado ao mesmo período de 2021. Mato Grosso do Sul registrou recorde para o estado e superou em 17,1% o total embarcado entre janeiro e setembro de 2021. Já o estado de Goiás teve queda de 6% nas exportações no mesmo comparativo.

Açúcar e etanol

Dados da Conab apontam crescimento de 2,2% da produção de cana-de-açúcar no Centro-Oeste. Já para a produção de açúcar espera-se um recuo 2,8%, justificado pela queda de 15,5% na produção de Mato Grosso do Sul, o segundo maior produtor da região. Já em Goiás e Mato Grosso estima-se uma produção maior na temporada, de 2,6 milhões de toneladas e 486,2 mil toneladas.

Para a safra 2022/2023 é esperado para o etanol anidro crescimento de 10,3% e produção 2,39 bilhões de litros no Centro-Oeste. Goiás, o maior produtor da região, registra alta estimada em 29,8% em relação à safra 21/22. Já para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a expectativa é de queda de 7,2% e 5,7%, respectivamente, com produção somada de 1,10 bilhão de litros.

O relatório traz ainda estatísticas microrregionais do Centro-Oeste do preço médio da soja, preço médio do milho, assim como custo de produção da soja e do milho. Apresenta ainda dados produtivos de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, e bovinocultura de corte e estatísticas de exportação desses produtos.

Aliança Agroeconômica

Formada em 2018, a partir de uma cooperação técnica entre a CNA, Famasul, Imea e Ifag. A Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste tem como objetivo integrar ações de pesquisas e estudos no Sistema CNA/Senar do setor agropecuário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação