The news is by your side.

INTERPRETE DE LIBRAS FARÁ PARTE DAS TRANSMISSÕES DA ALMT

Wilson Santos tem patrocinado debates de políticas públicas para contemplar pessoas surdas

0
RTV Outdoor 1260px X 120px
Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) comemorou a decisão da Mesa Diretora em oferecer intérprete de libras nas transmissões da TV Assembleia e também de audiências públicas e outros eventos organizados pelo Parlamento.
“Essa é uma prova de que o Legislativo trabalha pela inclusão social e está disposto a contribuir com os avanços. Fico muito grato pela minha contribuição”, declarou.
Em 2021, o plenário aprovou o requerimento nº 227 de autoria do deputado Wilson Santos que propôs à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa recomenda a contratação de, no mínimo, quatro profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras, no cargo de Assessor Parlamentar, para atendimento às sessões plenárias, reuniões de comissões, câmaras setoriais temáticas e eventos oficiais do Parlamento.
A inclusão social dos surdos é uma bandeira do deputado Wilson Santos no atual mandato, mantendo em seu quadro de funcionários o assessor parlamentar Riguel Brum, pessoa surda.
Já foram realizados nos últimos três anos simpósios, seminários e conferências para discutir educação, importância de profissionais intérpretes nos órgãos públicos e políticas públicas para contemplar mulheres e esportistas com problemas de audição.
O parlamentar ainda foi responsável por outra indicação aprovada pelo Legislativo para ser cumprida pelo governador Mauro Mendes: a contratação de tradutores e intérpretes de libras pela Secretaria de Segurança Pública para atuar no atendimento especializado de mulheres surdas vítimas de violência doméstica.
Só em 2021, o deputado Wilson Santos protocolou cinco projetos de leis que contemplam a inclusão social das pessoas surdas.
Um deles garante às mulheres surdas vítimas de violência o atendimento especializado com profissional intérprete e tradutor em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outro para assegurar ao profissional tradutor e intérprete de libras o acesso gratuito aos meios de transporte público e estabelecimentos abertos sempre que estiver acompanhando pessoa surda.
Outra propositura abrange o direito à presença de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais e maternidades.
Outro projeto de lei exige do governo do Estado a execução de políticas públicas para pessoas surdas. Um deles autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Comunicação em Libras, com Interpretação na Língua Brasileira de Sinais para Pessoas Surdas (Libras), e de Guias-Intérpretes para Surdocegos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação