The news is by your side.

Mulheres Alertam Para Prevenção Contra O Câncer De Mama E Câncer De Colo Do Útero

0

Foto Gustavo Duarte

Em uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Mulher, a Prefeitura de Cuiabá iniciou, na sexta-feira (8), uma série de blitzes que irão ocorrer ao longo do mês, em alusão ao Outubro Rosa, para levar informação e conscientização às mulheres sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. A primeira blitz ocorreu na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), nos semáforos em frente ao Shopping Pantanal e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT).

Antes da primeira blitz, a secretária de Saúde, Suelen Alliend, reuniu todos os servidores que atuam na sede da pasta para reforçar a necessidade de que todos estejam empenhados na campanha. “Em uma soma de esforços que o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro determinaram, a Secretaria de Saúde está abraçando a causa e os servidores estão todos engajados, desde a atenção básica até a terciária, envolvendo também as parcerias com o SESC e com a Unic, que estão agregando através de coletas de CCO e mamografias, e com a Secretaria da Mulher, nas blitzes e demais atividades que estamos realizando”, disse.

Conforme o coordenador técnico de Ações Básicas da SMS, Marcel Gandra Lemos, a ideia das blitzes é mostrar para a população a importância de fazer o autoexame e buscar atendimento médico assim que detectada qualquer anormalidade, uma vez que o câncer tem mais chances de cura quanto mais cedo começa o tratamento. “É um prazer muito grande para nós estar conscientizando a população, conscientizando as mulheres a buscar o tratamento precoce porque esse tratamento precoce salva vidas e é fundamental para a recuperação, caso encontre algum problema. O câncer de mama e o câncer de colo uterino são dos que mais matam mulheres no Brasil, então essa campanha é de suma importância”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação