The news is by your side.

Lista aponta indicações de vereadores, deputados e secretários; veja quem são

0

O ex-secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, entregou em sua colaboração premiada junto ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) uma lista de indicação políticas para que o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB), contratasse para a sua primeira gestão.

 

No documento de maio de 2017, ao qual o site teve acesso, mais de 60 nomes foram indicados por vereadores, deputados, secretários, servidores do TCE-MT e presidente de associações de bairros.

 

A lista faz parte das provas que embasaram a Operação Capistrum, do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrada na última terça-feira (19), e que culminou no afastamento de Emanuel Pinheiro (MDB) e a prisão do seu chefe de gabinete, Antônio Monreal Neto.

 

Os ofícios eram encaminhados como ‘Carta de Recomendação’ ou ‘Carta de Apresentação’ encaminhado ao então secretário-adjunto de Governo e Relações Institucionais, Oséas Machado, pela então secretária de Saúde, Elizeth Elizeth Lúcia de Araújo.

 

“Senhor secretário, cumprimentando-o, e considerando as providências necessárias quanto ao encaminhamento das solicitações advindas da Câmara Municipal de Cuiabá”, inicia o documento.

 

O ex-vereador Drº Xavier (PTC), que não conseguiu reeleger tinha feito 22 indicações. O vereador Adevair Cabral (PTB), aparece com 13 indicações. Outro que engrossa a lista é o vereador licenciado Renivaldo Nascimento (PSDB), atualmente secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

 

Na lista também aparecem deputados estaduais, alguns na época, ainda eram vereadores, como Allan Kardec (PDT), Paulo Araújo (PP) e Elizeu Nascimento (DEM-PSL). Também figuram na relação o deputado Eduardo Botelho (DEM-PSL) e Sebastião Rezende (PSC).  Secretários municipais e adjuntos de outras pastas também faziam indicações para a Saúde no município.

 

De acordo com as investigações, as indicações políticas para contratar comissionados eram classificadas como ‘canhão político’ pelo prefeito. Os contratados ainda tinham direito ao benefício do ‘Prêmio Saúde’, que pagavam até R$ 6 mil a mais para os comissionados.

 

Na maioria dos casos, os contratos temporários era na área meio, ou seja, mais nas áreas administrativa do que contratação de enfermeiros e médicos.

O então vereador Dr. Xavier indicou pelo menos 22 pessoas, conforme s lista. Adevair Cabral (PTB) listou mais 13 pessoas. Juntos, os vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Mario Nadaf (PV), Marcrean Santos (PP) e Renivaldo Nascimento (PSDB) fizeram outras 6 indicações.

Os ex-vereadores, que atualmente não ocupam nenhum cargo eletivo, também encaminharam nomes à secretaria, são eles: Toninho de Souza, Ricardo Saad, Justino Malheiros, Vinicius Higueney, além do secretário municipal de Fazenda, Antonio Possas de Carvalho, e o secretário de Planejamento, Jesus Lange Adrien Neto, conhecido como Zito.

A Câmara de Cuiabá ainda não se manifestou sobre o documento envolvendo os vereadores.

O documento aponta ainda que o deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), à época vereador, indicou oito pessoas para trabalhar secretaria. Além dele, os deputados Eduardo Botelho (DEM), Allan Kardec (PDT), Paulo Araújo (PP) e Sebastião Rezende (PSC) fizeram indicações.

Em nota, Elizeu Nascimento (PSL) disse que as indicações são práticas comuns em todas as esferas de governo e que, nesse caso, não há documento oficial que prove indicações para a Saúde em seu nome.

 

 

 

 

Por GazetaDigital

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação