The news is by your side.

Congresso chileno aprova julgamento de impeachment contra presidente

A determinação foi feita após uma sessão de 24 horas que incluiu longos discursos para permitir que deputados doentes participassem da votação.

0

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira (9) a decisão política de destituir o presidente do país, o conservador Sebastián Piñera , por supostas irregularidades na venda de um polêmico projeto de mineração.

Após uma maratona parlamentar de quase 24 horas, os deputados decidiram por 78 votos a favor, 67 contra e 3 abstenções que a acusação constitucional avance ao Senado, órgão que vai julgar o presidente pelo escândalo revelado no investigação, papéis de Pandora.

A oposição precisava de 78 dos 155 assentos para aprovar a acusação que apresentou em 13 de outubro e na qual acusa o presidente de ter faltado o princípio da “probidade” e “comprometer seriamente a honra da Nação”.

“Espero que esta Câmara aprove a denúncia constitucional, mas (…) o Chile julgará quem está permitindo essa impunidade no país”, disse o deputado encarregado de apresentar os argumentos a favor do impeachment, o socialista Jaime Naranjo , no final de seu discurso muito longo.

Sem voto telemático

Naranjo fez um discurso de mais de 15 horas para permitir que o deputado Giorgio Jackson, da esquerdista Frente Amplio, encerrasse a quarentena e pudesse votar.

Este foi um gesto de solidariedade política. É bom em todos os momentos ensinar, ajudar e apoiar as gerações mais novas ”, afirmou a veterana parlamentar, de 70 anos.

Jackson foi confinado até a meia-noite, horário local, na terça-feira, por ter contato próximo com o candidato à presidência Gabriel Boric, infectado com Covid-19 na semana passada.

A votação telemática, que vigorou durante os meses mais difíceis da pandemia, não foi permitida nesta ocasião porque o estado de exceção já não rege, pelo que a presença de Jackson no hemiciclo era essencial.

A presença do deputado democrata-cristão Jorge Sabag, que à tarde apresentou algum desconforto físico, atrasou sua chegada da cidade de Chillán à Câmara Baixa de Valparaíso.

A estratégia escolhida pela oposição para atrasar a votação, fortemente criticada pelo partido no poder, é conhecida como obstrução parlamentar e é utilizada em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos.

Trecho final da campanha

A acusação contra Piñera será discutida no Senado – onde é necessário um quorum maior de dois terços – poucos dias antes que o Chile realize em 21 de novembro as eleições mais importantes e incertas de sua história recente, nas quais decidirá precisamente o sucessor de Piñera .

O Pandora Papers revelou supostas irregularidades na venda da Minera Dominga por uma empresa pertencente aos filhos de Piñera nas Ilhas Virgens Britânicas a um amigo próximo da família presidencial, apenas nove meses após ele ter assumido o cargo pelo primeiro mandato. Não consecutivo (2010- 2014).

Piñera , uma das maiores fortunas do Chile , defende que se dissociou de seus negócios por meio de trustes cegos em 2009 e que o que foi revelado já foi descartado em 2017.

“Com o que vivemos hoje e com a forma como foi elaborada a denúncia, improvisada, com o objetivo de situar sua discussão poucos dias antes das eleições, como não podemos entender que a política é uma atividade que goza de má reputação?”, afirmou. disse no hemiciclo o advogado do presidente, Jorge Gálvez, que falou durante mais de seis horas.

impeachment , que uma comissão parlamentar disse na sexta-feira ser inadmissível em um relatório não vinculante, ocorre ao lado de uma investigação no Ministério Público por possíveis crimes fiscais e de suborno na mesma operação.

Esta é a segunda tentativa de processar Piñera politicamente , depois da tentativa fracassada de novembro de 2019 por supostas violações de direitos humanos em meio ao surto social, os protestos mais graves desde o fim da ditadura.

Desde o retorno à democracia em 1990, no Chile todos os presidentes terminaram seus mandatos.

La Hora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação