Buraco negro detectado pela primeira vez em aglomerado de estrelas

Ele "pesa" onze massas solares e está localizado em um aglomerado de estrelas a cerca de 160.000 anos-luz da Via Láctea.

Os astrônomos detectaram pela primeira vez um buraco negro em um aglomerado de estrelas muito jovem fora de nossa galáxia, graças a um método que promete novas descobertas desses objetos difíceis de localizar, um estudo revela, quinta-feira, 11 de novembro.

Existem tantos buracos negros no Universo, mas não os conhecemos porque não podemos vê-los”, explicou Sara Saracino, astrofísica do Instituto de Pesquisa Astrofísica da Universidade de Liverpool, Reino Unido. A cor preta que lhes é atribuída reflete apenas o fato de essas estrelas serem, por definição, invisíveis. Sua força gravitacional é tão poderosa que nem mesmo a luz pode escapar deles.

Eles podem ser detectados indiretamente, pela radiação emitida em sua fronteira ao absorver matéria, ou por ondas gravitacionais causadas, por exemplo, pela fusão de dois buracos negros ou quando a proximidade do buraco negro com uma estrela próxima interrompe a órbita desta.

“Pequeno” buraco negro de onze massas solares

Graças a esta última técnica, a equipe liderada por. Saracino descobriu um buraco negro com uma massa de cerca de onze sóis, localizado no aglomerado de estrelas NGC 1850 da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia próxima à Via Láctea, cerca de 160.000 anos-luz longe. Este “pequeno” buraco negro distorce ligeiramente sua estrela próxima, que pesa cinco massas solares. É a primeira vez que detectamos um com essa técnica em um aglomerado muito jovem”, fora da nossa Via Láctea, diz o cientista, cujo estudo aparece nos Avisos Mensais da Royal Astronomical Society .

Para encontrá-lo, os cientistas usaram o MUSE, um espectrógrafo de campo amplo, instalado há apenas alguns anos no Very Large Telescope do European Southern Observatory (ESO) no Chile. Tornou possível observar uma área muito povoada , segundo Sebastian Kammann, co-autor do estudo, citado num comunicado de imprensa do ESO, “com informações sobre milhares de estrelas de uma só vez, dez vezes mais do que com qualquer outro instrumento .

A juventude muito relativa do cluster – com menos de 100 milhões de anos – é uma mais-valia, porque há um tipo de buraco negro muito diferente, no sentido de que se formaram muito recentemente , explica Sara Saracino. Não tiveram tempo para serem expulsos, como é o caso de aglomerados estelares muito antigos , nem para interagir uns com os outros.

O fato de ser jovem e ainda “leve” interessa ainda mais aos cientistas, que buscam caracterizar toda a gama de buracos negros. Desde aqueles com massa “estelar”, como a identificada pela equipe de Sara Saracino, aos supermassivos que atingem vários milhões de massas solares, inclusive “intermediários”, cuja própria existência permanece contestada.

Le Monde