The news is by your side.

Com tecnologia de realidade aumentada – Microsoft permite reviver Grécia antiga

Projeto permite que espectadores de todo o mundo explorem a antiga Olímpia como ela era há mais de 2 mil anos

O Ministério da Cultura e Esporte e a Microsoft Corp. anunciaram nesta quarta-feira (10) a ‘Ancient Olympia: Common Grounds’, uma nova colaboração para preservar digitalmente e restaurar a casa original dos Jogos Olímpicos, na Grécia, usando Inteligência Artificial (IA).

Este projeto de revivificação digital permite que os espectadores de todo o mundo explorem a antiga Olímpia, como ela era há mais de 2 mil anos, por meio de uma experiência imersivautilizando um aplicativointerativo, experiência de desktopbaseada na webou uma exposição do Microsoft HoloLens 2 no Museu Olímpico de Atenas.

 

 

Preservação digital da antiga casa dos jogos olímpicos

A preservação digital da Olímpia antiga oferece às pessoas uma maneira de percorrer o local durante um dos períodos mais importantes da história, trazendo à vida de uma forma realista e envolvente que nunca foi possível antes. Essa nova forma de arquivamento digital continuará oferecendo um portal para outra era, ajudando-nos a entender o que a humanidade conquistou no passado e nos lembrando do que somos capazes hoje.

Ancient Olympia: Common Grounds é uma forma única de vivenciar a orgulhosa herança cultural da Grécia. Visitantes de todo o mundo podem acessar virtualmente o antigo local dos jogos olímpicose experimentar a história em primeira mão usando tecnologia de realidade aumentada”, disse Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia.

“O projeto para preservar digitalmente a Olímpia antiga é uma conquista impressionante no patrimônio cultural, reunindo humanidade e tecnologia de ponta para beneficiar o mundo e capacitar as gerações futuras com novas maneiras de explorar nosso passado”, disse Brad Smith, presidente e vice-presidente da Microsoft.

“Com a representação digital do santuário pan-helênico da Antiga Olímpia, seu patrimônio cultural – mas também os valores do olimpismo, paz, harmonia, excelência e nobre rivalidade – torna-se acessível a todo o mundo através do uso de tecnologia de ponta. O projeto de preservação digital, através da utilização de tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada, implementado através do patrocínio cultural da Microsoft, promove e destaca o sítio arqueológico único e emblemático da Antiga Olímpia. Isso contribui para a pesquisa e documentação de monumentos, apoia o turismo e a extroversão do país como uma democracia moderna e forte com um longo passado histórico e cultural e uma dinâmica de desenvolvimento inquestionável”, explicou Lina Mendoni, Ministra da Cultura e Esportes da República Helênica.

Programadores Brasil

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação