The news is by your side.

Esquerda ou direita: por que o lado que escolhemos para dormir é importante?

De acordo com especialistas, dormir de lado é sempre melhor do que de bruços ou de costas, mas há um lado que é mais benéfico

0

A posição que adotamos ao dormir tem muito a ver com o desfrutar de um sono saudávelIsso determina o repouso, para que o corpo se recupere totalmente do estresse gerado durante o dia, bem como do surgimento ou não de enfermidades .

O Instituto Europeu do Sono afirma que os adultos mudam de postura entre 3 a 36 vezes por noite . Esse comportamento é influenciado pelo nível de fadiga, pelas condições estimulantes de luz e ruído durante o sono, pela temperatura ambiente e até pela ergonomia do colchão e travesseiros.

Todos nós temos uma posição favorita quando se trata de adormecer. Tem quem dorme de bruços, de costas, porém a posição mais comum é de lado ou posição fetal.

E embora possa parecer irrelevante, o lado que escolhemos para dormir, direito ou esquerdo, é muito importante, pois tem consequências que podem afetar a nossa saúde. Mas qual é o mais benéfico? A ciência foi responsável por responder a esta pergunta.

De acordo com um estudo assinado pelas universidades de Stony Brook e Rochester, ambas nos Estados Unidos , e publicado pela revista científica “The Journal of Neuroscience” , dormir do lado esquerdo é sem dúvida a melhor opção e estes são os motivos:

1- Previne a demência

Os pesquisadores explicam que deitar sobre o lado esquerdo facilita a drenagem linfática do cérebroEsse processo limpa os resíduos do cérebro, um mecanismo envolvido na cognição, envelhecimento e distúrbios como o mal de Alzheimer .

“Essa função é muito importante para o nosso organismo, pois ajuda a manter constantes o volume e a pressão sanguínea, além de um melhor funcionamento do sistema imunológico . A má drenagem linfática pode levar a distúrbios neurológicos, como a esclerose múltipla ”, apontam os cientistas.

2- Ajuda a atividade cardíaca

Dormir do lado esquerdo evita a obstrução da artéria aorta, que bombeia o sangue de nosso órgão vital para o resto do sistema sanguíneo. Também torna mais fácil para o intestino se mover para longe da veia cava, que leva o sangue de volta ao coração.

3- Facilita a digestão

O estômago e os intestinos delgado e grosso estão ligeiramente inclinados para a esquerda, de modo que ficar deste lado faz com que os alimentos passem por esses órgãos com mais facilidade, facilitando a digestão e evitando o refluxo.

4-Melhora a condição das costas

Quando você se deita de lado, sua coluna fica mais alinhada do que de costas ou de bruços. Além disso, na lateral evita-se que todo o peso do corpo caia sobre nossas costas.

Muitos especialistas recomendam a posição fetal, pois desta forma, com a cabeça ligeiramente para a frente, as costas ligeiramente curvadas e um ou ambos os joelhos voltados para o peito, a pressão é removida da coluna e permite que os órgãos se estendam.

5- Benefícios durante a gravidez

Dormir do lado esquerdo também é altamente recomendado em gestantes , pois desta forma o bebê pressiona a veia cava e o sangue circula mais facilmente, chegando à placenta com os nutrientes necessários para o bebê.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação