The news is by your side.

Secretaria Municipal da Mulher lança campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres

0

Da Redação

 

A partir desta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal da Mulher dá início a diversas atividades que visam conscientizar e engajar a sociedade sobre os assuntos em defesa da causa feminina.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, estes 21 dias de ações integram um movimento global, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a questão da violência contra a mulher. Assim, até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a secretaria irá promover diariamente diversos eventos, como blitz educativas, sarau, palestras, pedaladas, cine-afro, dentre outras.

“Iremos capacitar diversos profissionais da saúde, assistência social, educação, com o projeto “Mão Amigas”. Essas pessoas irão identificar mulheres que estão vivendo no ciclo de violência. Além disso, já temos uma parceria para capacitar também as pessoas que trabalham em condomínios”, explica.

Zamproni destaca que existem ações inéditas que serão realizadas a partir desta segunda-feira, como palestras para os alunos do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) Maria Dimpina, Nossa Senhora da Penha de França e Ranulpho Paes de Barros, início do projeto Mão Amigas nas Unidades e Pronto Atendimento (UPAs) do Verdão e do Planalto e o projeto Plante Amor, Salve Vidas.

“Vamos intensificar diversas ações neste período, como por exemplo iremos plantar mudas de girassol no Hospital Municipal de Cuiabá e no Fórum da capital, teremos um pedal em parceria com a Semob, no Sesc Arsenal teremos o Cine-Afro, no Beco do Candeeiro levaremos um Sarau.  Este é o momento de nos unirmos e mostrar que nós mulheres vamos lutar até que nosso país diminua os casos de violência contra a mulher”, ressalta.

 

Programação:

22.11 a 24.11 – Palestra 9º Ano EMEB

23.11 – Projeto Mãos Amigas/ UPA Verdão

24.11 – Projeto Mãos Amigas/ UPA Planalto

25.11 – Ato Simbólico – Plantação de Girassol/ 17h Local: Praça Alencastro

29-11 – Cine Afro – Estrelas Além / 19h Local: Sesc Arsenal

07-12 – Pedal Semob / 19h Local: Orla do Porto

09-12 – Ouvidoria Itinerante / 8 as 18h Local: Praça Alencastro

10-12- Blitz educativa – Estação de ônibus

 

Origens da campanha

A campanha surgiu em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram um movimento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Minerva e Maria Teresa Pátria, que fizeram oposição ao ditador Trujillo, e, por isso, foram assassinadas em 1960, na República Dominicana. Hoje, mais de 150 países desenvolvem esta campanha. No Brasil, ela acontece desde 2003, sendo estendida para 21 dias, tendo como marco inicial o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, e encerrando-se com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação