The news is by your side.

O bilionário “senhor da guerra” é preso em Barcelona

Ele é acusado de tráfico de armas para ditaduras africanas e vários golpes

0

 

A Polícia da Catalunha prendeu Pierre Conrad Dadak, um bilionário francês famoso por ser o “senhor da guerra”, em Barcelona neste domingo.

A prisão ocorreu na Ciutat Vella, em Barcelona, e dois mandados de prisão pesavam sobre ele . É que acusações tão graves, como o tráfico de armas que teriam servido a algumas ditaduras africanas, recaem sobre ele.

Um dos mandados de prisão pelo qual foi feito o alerta, foi expedido pelo 5° Juizado de Marbella, por crime de fraude. Além disso, o Tribunal Superior Nacional o denuncia por lavagem de dinheiro. Um caso que se estende à Alemanha, que exige sua extradição.

Foi preso em 2016, em sua residência em Ibiza, na Espanha, pela venda de 200 mil armas como AK47 e tanques para o Sudão do Sul. Ele também tem ligações com a máfia italiana.

Investigado na França, Polônia (onde tem dupla cidadania), Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Suíça e Espanha, Dadak teria muito lucrado com as guerras africanas.

Após sua prisão em 2016, ele passou um ano e meio atrás das grades. Em 2018, ele foi libertado e novamente preso por um mandado internacional contra ele, embora tenha sido libertado em poucas horas. Em novembro de 2021, foi preso novamente, desta vez em Barcelona.

Em 2016, os agentes tiveram alertas contra ele de meio mundo; França, Suíça, Alemanha, Bélgica, Polônia, Reino Unido e até mesmo o FBI americano estavam atrás desse ‘senhor da guerra’ polonês que estava escondido em Ibiza. Da ilha, Dadak manteve seus negócios com líderes africanos corruptos, com ex-agentes dos serviços secretos, com a máfia de Marselha que comanda o tráfico de drogas no sul da Europa ou com Solntsevskaya, uma das organizações mafiosas mais perigosas da Rússia. E isso quer dizer muito.

O resumo do caso mostra que Dadak controlava da Espanha uma rede de venda de armas e lavagem de dinheiro capaz de movimentar “entre 27 e 30 milhões de euros por mês”, em suas próprias palavras. De uma luxuosa mansão localizada em Sant Josep de Sa Talaia, no sul da ilha, Dadak movimentou fundos em Dubai, Tailândia, Vietnã, Estados Unidos, Gâmbia ou Sudão e vendeu armas para Omã, Polônia, Colômbia, Bulgária, o República Tcheca, Tunísia, Nigéria, Angola, Índia ou Brasil. “Não vou falar sobre mísseis por aqui”, disse ele. Diante da galeria, Dadak foi um homem de sucesso. Um empresário capaz de gastar 7.295 euros em um estabelecimento de alta costura na Calle Serrano ou 27.000 euros em um jato particular para voar até Monte Carlo.

Para dificultar o rastreamento de suas contas, Dadak – preso em julho passado por despacho do Tribunal Nacional – utilizou em Ibiza um cartão de crédito efetivamente contratado a milhares de quilômetros dali, na Letônia. Em sua garagem estavam três Bentleys, dois Porsche, duas outras Ferraris, um Lamborgini Gallardo e um Aston Martin. Uma equipe de escoltas com treinamento militar guardava a casa – um deles era vice-campeão de artes marciais mistas – junto com dois cães treinados.

Para se deslocar pelo mundo, o empresário nascido na França em 1976 (e portanto com dupla nacionalidade franco-polaca) utilizou um passaporte diplomático da Guiné-Bissau, país acusado pelos EUA de prestar este tipo de serviço aos barões da droga. No dia 10 de novembro de 2014, foi a polícia belga que detectou uma transferência de 60.000 euros de uma das empresas de Dadak para Gabriel Plaza Herrera, cônsul honorário da Guiné-Bissau, para despesas de consultoria.

Os investigadores afirmam que Dadak também conseguiu usar seus negócios no país africano para camuflar operações coordenadas de venda de armas da Espanha . Em 23 de dezembro de 2013, um colaborador de Dadak apelidado de Lorrain o chamou para propor um negócio de venda de armas para o Sultanato de Omã. O intermediário da operação é um latino-americano chamado Marco Rossini. Relatórios da polícia espanhola identificam Rossini como “um agente do FBI dos EUA que está  aposentado”.

 

La Razón

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação