The news is by your side.

Várzea Grande apresenta o GAAT-VG e o bazar do bem em prol do “Lar dos Idosos”,

0

 

Idealizados pela primeira-dama

Ação é voluntária e quer despertar a possibilidade de se auxiliar instituições voltadas para atender aqueles mais necessitados

Um encontro marcou a união de mulheres que são referência em Várzea Grande em prol do Lar dos Idosos ‘São Vicente de Paula’, instituição administrada pelos Vicentinos. Um chá, reuniu empresárias, advogadas, médicas, políticas e chefes de família. Na pauta, o lançamento oficial do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, o GAAT, que será coordenado voluntariamente pela primeira-dama de Várzea Grande e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, e, o lançamento oficial de sua primeira ação: o Bazar do Bem, marcado para ocorrer dias 01 e 02 de dezembro, no antigo Buffet Cravo e Canela.

“Uma ponte entre corações generosos e entidades que precisem de apoio”, definiu a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, sobre o objetivo do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, o GAAT.

“Logo que eu comecei a me inteirar do social da cidade eu percebi que existem inúmeros projetos já em andamento, eficientes e que atendem as realidades locais de cada bairro e não precisávamos trazer novos projetos e sim apoiar e dar suporte aos que já existem. O GAAT vai funcionar com trabalho voluntário, inclusive o meu. Vamos em busca de parceiros para doações e em busca de associações, coletivos e entidades do terceiro setor que já existam aqui em Várzea Grande e precisem de apoio”, detalhou Kika Baracat.

Sobre a realização do Bazar do Bem – cuja renda será destinada para o Lar dos Idosos ‘São Vicente de Paulo’, onde residem 64 pessoas entre homens e mulheres e conta com 44 funcionários, a primeira-dama pontuou que a sociedade abraçou a causa. “Estou muito feliz porque a receptividade dos munícipes foi imensa, me surpreendi com o número de doações. Já na primeira semana nós tínhamos mais de mil peças doadas. A ideia foi muito bem acolhida, e fico feliz porque o abrigo de idosos ‘São Vicente de Paulo’ trata muito bem esses idosos e eles merecem que a sociedade os acolha, e graças a Deus e a sociedade várzea-grandense, essas mulheres maravilhosas que estão aqui hoje abraçaram o lar”.

Vale destacar que o Chá de apresentação do Bazar do Bem e dos projetos sociais apoiados pelo GAAT-VG, foi uma promoção do jornalista Fernando Baracat e da mãe do prefeito Kalil Baracat, Cleonice Damiana de Campos Sarat.

“Esse chá foi um presente da minha sogra e do Fernando Baracat que é tio do meu esposo, para apresentar o GAAT -VG à sociedade várzea-grandense, conhecer parceiros e também conseguir arregimentar voluntários. Nós temos muitos planos e tenho muita fé de que vai correr tudo bem”, acrescentou a primeira-dama.

Cleonice Damiana de Campos Sarat, mãe do prefeito Kalil Baracat, usou a palavra gratidão para definir o apoio e a ajuda que as mulheres, servidores públicos e empresas várzea-grandenses estão dispensando para o Bazar do Bem. “Essa ação em prol do Lar dos Idosos é uma ação necessária, é humanitária. Kika tem carisma, competência, e, quando ela pega algo para fazer, abraça com garra e determinação. Só temos a agradecer a todos que estão nos ajudando e apoiando. Gratidão a todos”.

“Realizamos esse chá para aglutinar colaboradores, chamar a sociedade várzea-grandense produtiva, a classe empresarial feminina, para se engajar nesse movimento que a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat está empreendendo a partir desta gestão. Ela tem essa necessidade de estar junto com as pessoas, conhecer cada um, porque é isso que forma uma corrente de solidariedade com toda a sociedade e toda a cidade. Kika chegou no momento certo, na hora certa, e com um apelo muito forte que é cuidar do próximo e ela tem essa competência que não é só da mulher profissional, da promotora de justiça, mas também como mãe, mulher, amiga, filha e companheira”, declarou o jornalista Fernando Baracat.

Mais de três mil peças de roupas, acessórios e artigos para decoração, novos e usados, já foram recebidos e estão sendo preparados para a realização do Bazar do Bem nos dias 01 e 02 no Buffet Cravo e Canela, em Várzea Grande.

As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social e na sede da Prefeitura Municipal. Ou basta ligar para o número (65) 9991.3501 e agendar a coleta de peças para doação.

ABRAÇARAM A CAUSA – A proprietária da Patchwork Boutique, empresária Rosane Pinheiro Ito, atuante há 27 anos em Várzea Grande, abraçou a causa e doou peças novas para a ação. “Essa é uma integração da sociedade para pessoas que não precisam somente de bens materiais, mas principalmente, atenção e carinho. Na verdade, ao fazer essas doações estamos doando afeto a esses idosos. Vale a pena participar”, declarou.

As vereadoras por Várzea Grande Rosy Prado e professora Eucáris Arruda, também vestiram a camisa do Bazar do Bem. “Uma ação que visa o social e quem ganha é o munícipe. Essa preocupação social é fundamental para melhorarmos a vida das pessoas, principalmente com esses dois últimos anos a população sofreu muito com a pandemia. O prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, estão de parabéns”, disse Rosy Prado.

“Ficamos felizes quando temos ações como esta que tem o social como objetivo. Nós que pensamos em políticas públicas para quem mais precisa temos que ajudar a primeira-dama. Estamos aqui para apoiá-la e ajudá-la a colocar em prática, buscar parcerias e solidarizar com os projetos sociais”, vereadora Eucáris Arruda.

“Fazer o social por Várzea Grande da forma com que a Kika está colocando, aproximando toda a sociedade de instituições que já existem, já desenvolvem um belo trabalho e que precisam de apoio, a exemplo do Lar dos Idosos é ideal. Ela está promovendo a união de mulheres fortes em prol da sociedade. Atender o social e ter essa sonoridade entre mulheres apoiando é excepcional”, pontuou Flavia Moretti, presidente da OAB subseção de Várzea Grande.

Teté Bezerra, política e presidente da Fundação Ulisses Guimarães pontuou que já teve a oportunidade de ser esposa de governador, de prefeito e sabe o que significa esse trabalho de doação e entrega que a primeria-dama Kika Dorilêo Baracat está desenvolvendo com a sua cidade, com o seu povo.

“A Kika tem todas as qualidades de uma mulher sensível, que tem essa vocação de atender aqueles que efetivamente precisam de ajuda. Esse é o papel do poder público, é fazer com que as políticas públicas do município possam ir ao encontro das grandes desigualdades sociais que existem. Ainda estamos passando por momentos difíceis como a fome, o desemprego, e, principalmente para as mulheres chefes de família e os idosos que precisam do poder público, esse olhar diferenciado”.

Cassira Vuolo, secretária de assuntos institucionais do Tribunal de Contas do Estado lembrou que é importante a sociedade aprender que o coletivo sobrepõe sempre o individual. “Parabenizo a primeira-dama e todos que estão envolvidos nesse Bazar do Bem que busca trazer melhorias para os idosos, que são aquelas pessoas que já ajudaram a construir a história de Várzea Grande, já deram a sua contribuição e merecem ter no final de seus dias um acolhimento e uma qualidade de vida tão digna quanto eles deram para nós sustentando a nossa sociedade e prestando serviços para a nossa Várzea Grande”.

A médica e empresária Natasha Slhessarenko destacou que iniciativas como a da primeira–dama Kika Dorilêo Baracat, mostram que ainda vale a pena insistir em fazer o bem ao próximo. “Ela nos mostra que é possível fazer um país mais justo, que após dois anos de pandemia com tanto desemprego, a gente pode colaborar com o próximo”.

“Digna de nossos aplausos. Eu enquanto várzea-grandense fico extremamente feliz em saber que a nossa primeira-dama quer investir em ações que vão valorizar e ajudar projetos que já existem no município. O dinheiro que será arrecadado com o Bazar do Bem será muito bem-vindo para as ações que já existem no município”, declarou a defensora pública Tânia Matos.

A chefe de cozinha Jucilene do Nascimento e a empresária de Buffet Ariete Pacheco, também abraçaram a causa dispondo do seu talento e profissão. “Muito bom saber que pudemos contribuir com nosso trabalho, trazendo a gastronomia para esse evento que vai beneficiar muitos que precisam. Fica aí a dica, às vezes não podemos doar, mas podemos nos doar pelo social”, declarou Ariete Pacheco.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação