The news is by your side.

Com investimentos de 300 bilhões de euros, UE quer competir com China

0

Da Redação

 

Com investimentos de 300 bilhões de euros em países emergentes e em desenvolvimento, a UE quer competir com a China. O dinheiro será usado, por exemplo, na construção de estradas e ferrovias, anunciou a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Para ampliar a influência da União Europeia no mundo, serão investidos até 300 bilhões de euros em infraestrutura de países emergentes e em desenvolvimento nos próximos seis anos. Leyen, quer levantar fundos públicos e privados até 2027 para promover a construção de estradas, ferrovias e conexões de Internet em todo o mundo. Além disso, plantas para a produção e liquefação de hidrogênio verde e instalações de saúde serão financiadas.

A iniciativa da UE chamada “Portal Global” é vista como a resposta à “Nova Rota da Seda” anunciada pela China em 2013. Com esse nome, a China concede empréstimos a outros países ao redor do mundo e, assim, garante vantagens políticas ou econômicas. Segundo informações oficiais de Pequim, quase 140 bilhões de dólares foram investidos até 2020.

 

Contraprojeto para a “Nova Rota da Seda”

 

A UE pretende financiar parcialmente o seu projeto a partir de programas da UE, incluindo o Banco Europeu de Investimento (BEI). Você quer aparecer como um parceiro “confiável” no mundo e pontuar com valores democráticos, disse von der Leyen. Ela estava convencida de que poderia enfrentar a China com isso. 

“O portal Global”  tem potencial para fazer da UE um ator geopolítico eficaz”, disse o representante permanente da Alemanha junto à UE, Michael Clauss. A oferta de cooperação baseada em regras e valores em termos iguais será uma alternativa atraente para muitos países parceiros.

 

Reação positiva das empresas

 

A Federação Alemã de Engenharia (VDMA) afirmou que a iniciativa tem “potencial para tornar a UE um ator geopolítico mais forte na Ásia, África e América Latina”. Agora é uma questão de concretizar os primeiros projetos concretos o mais rápido possível, enfatizou o chefe de comércio exterior da VDMA, Ulrich Ackermann.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação