The news is by your side.

Sobe para 51 cidades atingidas pela chuva

0

 

 

Subiu para 51 o número de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas na Bahia, nesta segunda-feira (13). As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Sete pessoas morreram em decorrência de danos provocados pela chuva. Além disso, 6.371 ficaram desabrigadas e precisaram do apoio das prefeituras, e outras 15.199 pessoas ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo do município.

O número de feridos chegou a 267 e 220.297 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades que estão em situação crítica estão Jucuruçu, Itagimirim, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Veja lista completa dos municípios em situação de emergência abaixo.

Alcobaça
Amélia Rodrigues
Anagé
Baixa Grande
Belmonte
Boa Vista do Tupim
Camacan
Canavieiras
Caravelas
Cocos
Encruzilhada
Eunápolis
Guaratinga
Iaçu
Ibicoara
Ibicuí
Ibirapuã
Ilhéus
Itabela
Itapebi
Itaberaba
Itacaré
Itagimirim
Itamaraju
Itambé
Itanhém
Itapetinga
Itaquara
Itarantim
Jaguaquara
Jiquiriçá
Jucuruçu
Lajedão
Macarani
Maragogipe
Marcionílio Souza
Mascote
Medeiros Neto
Mucugê
Mucuri
Mutuípe
Nova Viçosa
Porto Seguro
Prado
Ribeira do Pombal
Ruy Barbosa
Santa Cruz Cabrália
Santanópolis
Teixeira de Freitas
Teolândia
Vereda

Visitas a cidades atingidas
O governador Rui Costa (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoaram as áreas atingidas no domingo (12). As visitas aconteceram em pontos diferentes, os gestores analisaram a situação e falaram sobre o que tem sido feito para minimizar os problemas.

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.

O Governo Federal também autorizou o emprego de tropas do Exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações.

Já o governador da Bahia disse que a partir desta segunda-feira (13), o governo inicia o planejamento para recuperação das cidades afetadas.

“Vamos iniciar a recuperação e reconstrução de muitas casas que foram perdidas. Vamos iniciar essa reconstrução em um local mais adequado, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nesta segunda, vamos fazer uma grande reunião com as secretarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse Rui Costa.

Além disso, Rui destacou algumas intervenções que já começaram a ser realizadas nos municípios afetados, sobretudo nas vias de acesso. “Em Jucuruçu só faltamos agora recuperar um ponto. Evidente que a recuperação é provisória, só para permitir a passagem de veículos, a recuperação definitiva vai acontecer nos próximos dias, mas já estamos atuando”, garantiu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação