The news is by your side.

Operação contra fake news faz buscas na prefeitura de Cuiabá e na casa do irmão do prefeito

0

 

Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (14) uma operação para investigar a disseminação de fake news por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Um dos alvos seria Marco Polo Pinheiro, o Popó Pinheiro, irmão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). Além de Popó, dois servidores da Prefeitura de Cuiabá também são alvos da ação.

O objetivo da operação é desarticular uma possível associação criminosa envolvida em crimes de calúnia, difamação, injúria, perseguição e falsa identidade contra empresários, servidores e agentes públicos do Estado de Mato Grosso.

São cumpridos 6 mandados de busca e apreensão na casa de 3 investigados. Um dos mandados é cumprido na sede da Prefeitura de Cuiabá.

As informações são preliminares, já que as diligências estão em andamento. Buscas estão sendo acompanhadas pelo advogado Francisco Faiad na casa de Popó.

Delegado Ruy Guilherme Peral da Silva foi flagrado deixando o prédio em que Popó mora, no Alvorada, com alguns objetos apreendidos, como HD e outros.

A investigação tem como alvo ainda dois servidores da Prefeitura de Cuiabá, sendo um deles assessor de endomarketing e um servidor temporário da Secretaria de Saúde. Eles já prestaram depoimento ao delegado Ruy.

Investigação

Conforme as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Polícia Civil, as buscas vão instruir os inquéritos em andamento na especializada quanto à produção e disseminação de notícias falsas e de cunho ofensivo.

Na investigação, os 3 suspeitos foram apontados como autores de ataques ofensivos e de propagar fake News, aparentemente previamente ajustados, com as suas identidades expostas ou veladas – por meio de números cadastrados fraudulentamente em nome de terceiros -, por meio das redes sociais, divulgados montagens de fotos e vídeos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação