The news is by your side.

Câmara aprova parcelamento de dívidas de pequenas empresas

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) o projeto de lei que vai ajudar pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs). Com 382 votos a favor e 10 contra, o Relp (Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional) agora segue para sanção presidencial.

Se for aprovado, o Projeto de Lei, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), vai diminuir o custo das dívidas feitas por empresas do Simples e MEI durante a pandemia.  A proposta é diminuir em até 90% o valor das multas e os juros, e o preço dos encargos pode chegar até zero.

Como vai funcionar a lei aprovada na Câmara

O relator do projeto, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), disse ao jornal O Estado de S. Paulo que cerca de R$ 50 bilhões em dívidas serão renegociadas.

Os empresários poderão pagar a entrada, que precisa ser dada em até dez vezes, e o restante da dívida poderá ser paga em 180 meses, ou seja, 15 anos.

O valor da entrada e os descontos de multas, juros e encargos vão variar de acordo com uma tabela vinculada ao faturamento da empresa de março a dezembro de 2020 em relação a 2019. Quanto maior for a queda no faturamento, maiores serão os descontos e o perdão da dívida.

Por exemplo, as pequenas empresas que tiveram uma queda de faturamento acima de 80% vão pagar uma entrada de 1% e receber um desconto de 90% na valor multa e juros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação