The news is by your side.

Novelli toma posse no TCE e diz que auxiliará prefeitos em MT

 

 

Após ficar mais de 3 anos afastado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro José Carlos Novelli tomou posse como presidente da Corte de Contas para o Biênio 2022-2023 nesta sexta-feira (16). Sem citar o seu afastamento, Novelli afirmou em seu primeiro discurso como presidente, que irá dar continuidade nos projetos criados na gestão do conselheiro Guilherme Maluf, e que pretende contar com todos conselheiros para a sua gestão.

“Essa vai ser a gestão de Novelli, de Antonio Joaquim, Valter Albano, Waldir Teis, Domingos Neto, Sérgio Ricardo e Guilherme Maluf. Do conjunto dos servidores, técnicos, auditores e procuradores, que formam esta Casa. Aqui vocês têm um soldado. Pronto para fazer o melhor de si”, disse em seu discurso. A posse de Novelli contou com a participação do governador Mauro Mendes (DEM), do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), e o chefe do Ministério Público, procurador-geral de Justiça José Borges.

Novelli também sinalizou parcerias com os municípios para fortalecer suas administrações. “É nas cidades que as pessoas moram. A eficiência da gestão e dos serviços tem que acontecer onde mora o cidadão. Não tem como funcionar um hospital de excelência numa rua esburacada, onde falte água ou coleta de lixo”.

O conselheiro também destacou a necessidade da capacitação dos gestores, principalmente os que estão em sua primeira gestão.

“Temos que auxiliar na formação e na capacitação desses agentes políticos. Com objetivo de ajudá-los a melhorar a qualidade da gestão e dos serviços públicos prestados à sociedade. Só assim vamos fortalecer a democracia. Só assim vamos aliar liberdade e inclusão econômica. Só assim iremos melhorar a vida do povo mato-grossense”.

“Nosso foco será na melhoria da administração pública, notadamente a municipal. Entendemos que o planejamento é a melhor ferramenta para auxiliar a boa governança. Vamos concentrar esforços na função orientadora do Tribunal, por meio da sua Escola Superior de Contas, para capacitar os gestores públicos e as suas equipes. Avançar nas parcerias institucionais na busca da solução dos problemas em comum e estimular as ações colaborativas”, completou.

Ele vai presidir o TCE com todos os seus conselheiros titulares, fato que não ocorria desde 2011, quando o ex-conselheiro Humberto Bosaipo foi afastado de suas funções.

José Carlos Novelli foi escolhido conselheiro do TCE em 2001 sob indicação do então governador Dante de Oliveira (falecido).  Esta será a 3ª vez que Novelli será presidente do TCE de Mato Grosso. Antes havia presidido a Corte de Contas em duas ocasiões: nos biênios 2006-2007 e 2012-2013. Novelli assumirá a partir de janeiro de 2022.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação