Da Redação
Pouco antes da véspera de Natal, a Espanha está em frenesi por causa da loteria: trata-se de um prêmio de 2,4 bilhões de euros (R$15 bilhões). Todos esperam pelo prêmio principal: “El Gordo”, o “gordo”.
Quem quiser comprar bilhetes para a loteria de Natal na Espanha pode fazê-lo em qualquer lugar do país. Mesmo nas pequenas cidades existem pontos de venda da lotérica estatal. No entanto, muitos espanhóis querem ajudar a sua sorte e comprar os ingressos, por exemplo, em um lugar chamado “Glück”, “sorte” em português.
“Viemos de Barcelona, uma viagem de três horas. Só para comprar os ingressos aqui”, diz Jesus, que acredita firmemente na sorte em comprar seu bilhete em Glück. Como centenas de outros, a fila em frente a lotérica na cidade dos Pirineus é longa nas semanas anteriores ao sorteio.
Depois de meia hora, Manolo sai da loja com um pacote cheio de bilhetes na mão. “São para amigos, para o meu cunhado, para o primo, para toda a família. Deixei 860 euros aqui, parte em dinheiro e parte em cartão. Espero que todos me devolvam o dinheiro. Caso contrário vou esconder os bilhetes e ficar podre de rico”, diz Manolo.
A loteria de Natal espanhola é sempre um megaevento. Este ano, cerca de 70% dos espanhóis estão jogando e cada um deles gastou uma média de 66 euros em bilhetes. A maioria compra décimos de um bilhete por 20 euros. Se a sorte estiver do seu lado, você receberá um décimo do lucro do prêmio principal “El Gordo”, que é de 400.000 euros.
E assim todo o país está animado novamente hoje, quando o sorteio da loteria é transmitido ao vivo pela televisão e pela Internet.
Tagesschau