The news is by your side.

Peixe-mão-de-rosa raro é visto na Austrália pela primeira vez em décadas

0

 

O peixe-mão-de-rosa foi avistado pela última vez por um mergulhador na costa da Tasmânia em 1999 e só foi visto quatro vezes.

Temendo por sua sobrevivência, as autoridades recentemente o classificaram como em perigo.

Mas pesquisadores australianos dizem que o encontraram novamente, em uma câmera de alto mar, feita no início deste ano em um parque marinho.

A nova visão mostra os peixes em águas mais profundas e abertas do que antes.

Os cientistas pensaram que o peixe era uma espécie de águas rasas que vivia em baías protegidas – mas agora ele foi encontrado a uma profundidade de 150 m (390 pés) da costa sul selvagem da Tasmânia.

“Esta é uma descoberta empolgante e oferece esperança para a sobrevivência contínua do peixe mão-de-rosa, já que claramente eles têm um habitat e uma distribuição mais amplos do que se pensava”, disse o pesquisador principal e biólogo marinho Neville Barrett, professor associado da Universidade da Tasmânia.

De acordo com seu nome, a espécie tem “mãos” gigantescas nas quais “caminha” ao longo do fundo do mar, além de nadar.

Em fevereiro, sua equipe largou uma câmera com isca no fundo do mar do Tasman Fracture Marine Park para examinar as espécies de corais, lagostas e peixes lá embaixo.

O parque protegido – do tamanho da Suíça – é conhecido por ter uma longa rachadura na crosta terrestre que permitiu que a vida marinha fosse encontrada em profundidades de mais de 4.000 m.

Um assistente de pesquisa vasculhando as imagens em outubro avistou a criatura peculiar entre a multidão de animais maiores atraídos pela isca.

“Eu estava assistindo a um de nossos vídeos toscos e um peixinho apareceu na borda do recife que parecia um pouco estranho”, disse Ashlee Bastiaansen, do Instituto de Estudos Antárticos e Marinhos da universidade. “Eu dei uma olhada mais de perto e dava para ver suas mãozinhas”, disse ela.

 

A visão mostra o peixe de 15 cm emergindo de uma saliência depois de ser perturbado por uma lagosta. Curioso a princípio com a comoção, ele observa a cena por alguns segundos antes de nadar para longe. “Naquela época, isso nos deu uma imagem frontal realmente excelente para identificar a espécie de forma absolutamente categórica e medir seu tamanho”, disse o professor associado Barrett. “Estamos muito entusiasmados em poder usar a gama de técnicas agora e realmente ver como esses habitats mais profundos são para uma espécie tão rara.”

Os peixes-mão-de-rosa são um dos 14 tipos de peixes-mão vistos ao redor da Tasmânia, a ilha ao sul do continente australiano.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação