The news is by your side.

Governo estuda reduzir tempo de isolamento para infectados

0

Da Redação

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na manhã desta sexta-feira (7), que o governo federal estuda a possibilidade de reduzir o tempo mínimo recomendado de isolamento para pacientes assintomáticos com covid-19 para cinco dias. No caso daqueles que tiverem sintomas da doença, esse período pode ser reduzido de dez para sete dias.

As declarações foram dadas em entrevista coletiva concedida por Queiroga em Brasília, ao chegar ao Ministério da Saúde. Segundo o chefe da pasta, ainda não há uma decisão final sobre o tema.

“O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já deu essa recomendação. Isso está sendo analisado”, afirmou Queiroga. Indagado se o Brasil adotaria a mesma medida, ele respondeu: Possivelmente, porque está sendo adotada em outros países com base em evidências científicas”.

“Estamos discutindo isso com a equipe técnica e vamos passar uma posição para vocês”, completou o ministro da Saúde.

Marcelo Queiroga reconheceu a preocupação do governo federal com o avanço da variante Ômicron no país, principalmente por causa da possível sobrecarga sobre o sistema de saúde. O ministro destacou, no entanto, o fato de a maioria das infecções pela nova cepa não terem desdobramentos mais graves até aqui.

“O que nos preocupa mais é a Região Norte, porque as taxas de vacinação são mais baixas e o sistema de saúde não tem a mesma estrutura de outros grandes centros”, disse. “Nossa esperança é que os casos de Ômicron parecem mais leves.”

Queiroga chamou atenção para que as pessoas evitem grandes festas e confraternizações neste momento. “Nós vimos o que aconteceu no ano passado. Aqui no Brasil tem um duplo discurso: se diz uma coisa na televisão e se faz outra na vida privada”, criticou. “Festas, aglomerações, e as pessoas desprezam o inimigo, que é o vírus. Os cuidados são os mesmos e as recomendações são as mesmas.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação