The news is by your side.

Sema descarta risco de rompimento de barragem em Confresa, mas segue monitorando

0

 

Agentes da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) descartaram a possibilidade de rompimento da barragem de Confresa (660 quilômetros de Sinop). A perícia foi realizada após circularem informações sobre um possível risco na unidade em decorrência das fortes chuvas que têm atingido a cidade nas últimas semanas.

Contudo, mesmo tendo descartado a possibilidade de um eventual rompimento das estruturas, a pasta segue monitorando de forma permanente o perímetro. Em nota, a Sema esclareceu que visitas foram realizadas pela equipe da Secretaria entre quinta-feira (6) e a manhã desta sexta-feira (7).

“Foi realizada pelos responsáveis pela represa uma limpeza recente do vertedouro, e com isso, aumentou a vazão da água, e houve redução do nível da barragem, para comportar melhor o período das chuvas”, informou a pasta, que destacou ainda que a barragem utiliza captação da água para abastecimento urbano.

No município, a prefeitura declarou situação de emergência por conta do volume de chuvas no último dia 27 de dezembro. Na data, por meio do decreto nº 250, o Executivo municipal citou um aumento significativo nos prejuízos decorrentes das tempestades para aderir à medida.

“Com pontes danificadas, estradas de terra com erosão e casas inundadas em diversos pontos, a gestão está trabalhando para, primeiramente, garantir que todas as pessoas nas áreas de risco estejam seguras e vivendo com o mínimo de dignidade”, declarou a prefeitura após uma reunião com a Defesa Civil.

Na prática, a publicação do decreto promove a necessidade de licitações ou contratos de aquisição de bens para serem utilizados no combate aos desastres relativos à situação de emergência. Dessa forma, a resposta da prefeitura às demandas relativas à crise podem ser feitas de forma mais célere.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação