The news is by your side.

Na Paraíba, vacinas ‘vencidas’ foram aplicadas em 48 crianças

0

Da Redação

 

A cidade de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, registrou a vacinação de 48 crianças com doses da Pfizer indicadas para adultos.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (17), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Essas doses foram aplicadas antes da distribuição das vacinas especificas para crianças”, disse em entrevista à CNN. O ministro, que está no Estado cumprindo agenda, visitou uma das mães das crianças que recebeu a vacina.

De acordo com a prefeitura da cidade, o erro aconteceu em uma unidade de saúde da zona rural na semana passada, sete dias antes da chegada do imunizante com a dosagem adequada para as crianças.

Segundo Queiroga, foi instaurado processo administrativo para apurar as responsabilidades. “Nós não queremos buscar a punição de ninguém, mas é claro que precisa ser averiguado para que esse fato não volte a acontecer”, disse.

O Ministério Público Federal está investigando a denúncia, de acordo com o ministro. Nesta semana, a técnica de enfermagem será ouvida pela promotoria. Também devem ser ouvidos o secretário municipal de saúde, a vigilância municipal, familiares das crianças e o prefeito da cidade.

Em nota, a prefeitura de Lucena informou lamentar a falha cometida por uma auxiliar que aplicou “indevidamente e sem autorização” a vacina para adultos em crianças. A profissional foi afastada das suas funções. Até o momento, de acordo com o município, as crianças não apresentaram quadro adverso.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, as doses da vacina da Pfizer aplicadas nas crianças estavam vencidas.

As equipes estão trabalhando na identificação de todas as crianças que foram vacinadas, por meio de contato direto ou telefone. O número de crianças vacinadas, segundo a secretaria pode chegar a 60.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação