The news is by your side.

Tumulto em estádio na Copa Africana deixa 8 mortos e vários feridos

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

BBC

Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante um tumulto do lado de fora de um estádio que sediava uma partida de futebol da Copa Africana de Nações, em Camarões.

Imagens de vídeo mostram a multidão de torcedores sendo esmagada contra os portões de entrada do estádio Paul Biya (Olembe), na capital Yaoundé, onde acontecia a partida das oitavas de final entre Camarões e Comores.

Testemunhas descreveram cenas caóticas do lado de fora, enquanto milhares de torcedores lutavam para ter acesso ao estádio. Das 38 pessoas feridas, sete estão em estado grave e uma criança está entre os mortos, de acordo com autoridades citadas pela agência de notícias AFP.

O estádio tem capacidade para 60 mil pessoas, mas por causa das restrições relativas à covid-19 não deveria usar mais de 80% de sua capacidade para o jogo de segunda-feira.

As autoridades do torneio disseram que cerca de 50 mil pessoas estavam tentando assistir à partida.

O jornalista holandês Buster Emil Kirchner contou à BBC que viu “muito caos” nos portões do estádio, à medida que os torcedores tentavam entrar.

“Foi frenético — pessoas correndo, pessoas subindo cercas, pessoas atravessando as barricadas”, disse ele, acrescentando que viu muita gente sem ingresso tentando “forçar a entrada”.

A jornalista Leocadia Bongben afirmou ao programa Newsday da BBC que viu uma comoção vindo de uma das áreas de torcedores fora do estádio. “As pessoas começaram a gritar. Um minuto depois, uma ambulância chegou ao estádio, mas quando chegamos ao local, a polícia não permitiu que chegássemos perto de onde estava o tumulto”, contou. “É realmente uma situação muito triste que as pessoas vão assistir a um jogo e acabem morrendo lá.”

A Confederação Africana de Futebol (CAF, na sigla em inglês) afirmou, por sua vez, em comunicado que está investigando o caso.

A partida das oitavas de final entre Camarões e Comores aconteceu apesar do incidente — e terminou com a vitória por 2 a 1 dos anfitriões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação