The news is by your side.

Dia da Visibilidade Trans é marcado com ação social no Posto São Matheus

0

 

A Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Prefeitura de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (31), a partir das 20 horas, ação social com as profissionais do sexo que trabalham nas proximidades do Posto de combustível São Matheus, no bairro Jardim Industriário. “As agressões e a exclusão de gênero que as travestis e as transexuais sofrem todos os dias apontam que essa população vive a mercê da discriminação e da violência. As desigualdades sociais e econômicas já enfrentadas por esse grupo potencializam ainda mais a vulnerabilidade durante a crise provocada pela pandemia covid 19”, pontou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O evento foi organizado em alusão ao ‘Dia da Visibilidade Trans’, celebrado no dia 29 de janeiro.  40 mulheres transexuais e travestis que trabalham no local serão assistidas com vacinação contra a COVID 19, atendimento sócio assistencial com entrega de cestas básicas, atendimento educacional para retorno, entrega de Kit´s de biossegurança e Kit´s de saúde bucal (com máscaras, álcool em gel, preservativos, escova dental, pasta dental e fio dental).

“A Prefeitura de Cuiabá, pautada pela humanização vem buscando combater todas as formas de discriminação e de preconceito, fazendo disso um dos seus principais pilares. A luta contra todas as formas de violência e de discriminação por uma sociedade mais justa e igualitária e com oportunidades e direitos para todos e todas, passa pelo compromisso e pelo empenho de todos os agentes sociais”, finalizou.

DIA DA VISIBLIDADE TRANS

Na data de 29 de janeiro de 2004 aconteceu o registro da Campanha “Travesti e Respeito”. Houve um contexto histórico na luta por reconhecimento de transexuais e travestis no Brasil. Desde então, esta data se comemora a existência, a resistência e a luta dessa comunidade são “Dia da Visibilidade Trans”. E, exatamente alguns dias atrás, foram divulgados dados mostrando que o número de casos de violência contra pessoas trans intensificou 20% em 2021. O quantitativo de homicídios passou de 19, entre janeiro e outubro de 2019, para 21, no mesmo período de 2020 e 2021.

O contexto do Brasil é o mesmo: preconceito, violência e crueldade contra travestis e transexuais.  Mediante ao levantamento feito pela ONG Transgender Europe, o Brasil é o país que mais violenta esta comunidade, em números surpreendentes. Diante disso, levantamentos da União Nacional LGBT demonstram que a probabilidade de vida de um transgênero no Brasil é de apenas 35 anos. Simultaneamente, eles são mortos antes disso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação