The news is by your side.

Em Cuiabá, 54 mil estudantes da rede pública retornam às aulas na próxima segunda-feira (7)

0

 

Em live que foi realizada  terça-feira (1º), o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou oficialmente o início do Ano Letivo 2022. Será  na próxima segunda-feira, dia 7, de forma presencial. O gestor falou também sobre a entrega do Kit Material Escolar e uniformes, para todos os cerca de 54 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino. Atendendo a uma das perguntas do chat sobre o retorno das aulas de forma presencial, Emanuel Pinheiro disse que existia uma preocupação em relação ao número de casos de contaminação provocados pela variante ômicron.

“Eu tinha uma preocupação devido a pandemia, mas está confirmado, dia 7 de fevereiro, na próxima segunda-feira, volta às aulas presenciais. Quero começar como terminamos no ano passado, com segurança total. Eu pretendia que fosse de forma híbrida, para aqueles pais que tivessem com insegurança. Até falei isso na semana passada, mas me reuni com a secretária de Educação, Edilene Machado e a equipe técnica, e eles me deram total segurança de que não teria nenhum problema. Em virtude disso, não há necessidade, nesse início de ano letivo, de aulas híbridas ou virtuais”, anunciou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Sobre o Kit Escolar, Emanuel Pinheiro disse que serão entregues a todos os 54 mil estudantes. “O Kit Escolar completo, camisa e shortinho para os meninos e camisa e short-saia para as meninas, tênis, mochila e o material escolar completo – caderno, lápis, lápis de cor, borracha, régua -, tudo do bom e do melhor, para todos os 54 mil alunos da rede. Compromisso meu e da primeira-dama Márcia Pinheiro, enquanto eu for prefeito, a entrega para todos os estudantes da rede municipal, do kit uniforme material escolar completo”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Volta às aulas

Nesta quarta-feira (02), a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado deu detalhes sobre a preparação da rede pública municipal de ensino para o retorno das atividades pedagógicas nas 170 unidades educacionais, na próxima semana.

Ela destacou que a rede pública municipal de Educação continuará a seguir as orientações e medidas de biossegurança, implantadas desde setembro do ano passado, quando as atividades presenciais foram retomadas na rede, ou seja, somente os estudantes e profissionais entram nas unidades educacionais, será feita a aferição de temperatura dos alunos e profissionais que antes de entrar deverão passar pelos tapetes sanitizantes. Todas as unidades disponibilizarão dispenseres de  álcool 70% e, é obrigatório o uso de máscaras, para estudantes e profissionais.

“Cada unidade tem seu plano de retorno, baseado nas orientações e medidas gerais recomendadas pela Secretaria de Saúde. Este é um novo momento. Os profissionais estão com o esquema vacinal concluído, as crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a primeira dose da vacina, mas precisamos continuar tomando todos os cuidados. Aos pais, pedimos que confiem nas unidades e orientem seus filhos. Todas as unidades estão seguindo os protocolos e orientações de biossegurança”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

De acordo com a secretária Edilene Machado, caso venha ser registrado algum caso positivo, da Covid-19 ou gripe, o profissional ou estudante será encaminhado para atendimento nas unidades de saúde, e toda a sala de aula cumprirá as medidas de isolamento.

Em relação a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 o pai que já vacinou seu filho (a) e quiser, poderá apresentar o comprovante na escola. “Nesse momento, a orientação para os pais ou responsáveis é que vacinem seus filhos, isso é fundamental para que possamos conter a contaminação. A legislação vigente, tanto a Constituição Federal como o Estatuto da Criança e do Adolescente, determinam que a obrigação de vacinar as crianças é dos pais. Iremos avaliar a exigência do comprovante”, destacou a secretária Municipal de Educação, lembrando que os estudantes não serão impedidos de frequentar as aulas.

Edilene Machado aproveitou para alertar: “não é necessário que os pais ou responsáveis adquiram o material escolar. A partir da primeira semana de aulas o Kit Escolar e os uniformes, serão entregues aos estudantes”, disse ela.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação