The news is by your side.

Após explosão, petroleiro naufraga na costa da Nigéria

0

La Razón

 

naufrágio de um petroleiro nas águas da Nigéria ameaça gerar um grande desastre ambiental. Um navio plataforma petrolífera com capacidade para armazenar 2 milhões de barris de petróleo bruto pertencente à empresa nigeriana Shebah Exploration and Production Company (SEPCOL) explodiu na madrugada desta quarta-feira (2) deixando pelo menos 10 desaparecidos, confirmou hoje a empresa.

A explosão ocorreu na madrugada de quarta-feira e desencadeou chamas do Trinity Spirit, localizado no terminal petrolífero de Ukpokiti, no delta do Níger. Com capacidade de processamento de 22.000 barris por dia, segundo informações do portal da SEPCOL, o Trinity Spirit é um navio do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading).

FPSOs são navios gigantes de plataforma essenciais para a exploração de petróleo em águas profundas e muito profundas, que podem ser conectados a poços submarinos e armazenar temporariamente sua produção até que seja transferida para navios de carga.

A SEPCOL está agora sob recuperação judicial, uma ferramenta indicada pelo tribunal para ajudar as empresas em crise a evitar a falência. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, uma enorme fumaça preta e grandes chamas podem ser vistas subindo da plataforma parcialmente afundada no mar.

O setor petrolífero da Nigéria – que é o maior produtor de petróleo bruto do continente africano – tem sido alvo de duras críticas por parte das comunidades, que denunciam há anos grandes prejuízos e danos ambientais causados ​​por suas atividades, especificamente, no sul do país.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação