The news is by your side.

Onyx deixará ministério para disputar governo do Rio Grande do Sul

0

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu que pelo menos 11 ministros devem deixar os cargos para disputar as eleições em 2022. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, já anunciou que é um dos que vão deixar o governo federal para concorrer a governador do Rio Grande do Sul. Ele foi duas vezes deputado estadual no Estado e está no quinto mandato como deputado federal. Também foi ministro extraordinário da transição, chefiou a Casa Civil, foi ainda ministro da Cidadania e ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, e garante que seguirá apoiando Bolsonaro.

Como a lei determina um prazo de seis meses antes da eleição para que os candidatos saiam do executivo, o mês de março marcará as mudanças dentro do governo e também nos partidos, já que a janela partidária ficará aberta entre 3 de março e 1º de abril. Onyx já teria informado ao presidente Bolsonaro que, no dia 22 de março, sairá do Democratas para o Partido Liberal, legenda pela qual exerceu seus primeiros dez anos de vida pública. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) já sinalizou que pode disputar o Senado em 2022 também pelo Estado do Rio Grande do Sul. O general deve deixar o PRTB, mas ainda não divulgou para qual partido seguirá em março, caso saia mesmo à candidatura. Especula-se uma possível chapa ao lado do senador Luiz Carlos Heizen (PP), integrante da base governista na CPI da Covid-19, e que, assim como Onyx, é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. A expectativa é que Mourão ingresse no PP. A outra possibilidade é que o atual vice da República se filie ao Republicanos.

 

Com informações da Jovem Pan

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação